Resenha: "Corações Feridos", de Louisa Reid

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Corações Feridos"Corações Feridos"
Título Original: "Black Heart Blue"
Autor: Louisa Reid
Tradução: Thiago Mlaker
Editora: Novo Conceito / Penguin Books
Lançamento: 2013 / 2012
255 / 266 pág.s
*Adicione no Skoob / GoodReads
*Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?"


 "Eu não podia levar os romances para casa, e o único momento em que podia ler era durante a hora de almoço, na biblioteca ou num tempo livre atípico.No entanto, eu estava determinada a não desistir.Quando eu era transportada para o Morro dos Ventos Uivantes ou para o centro de Los Angeles, ficava feliz, meu mundo recuava e, por 40 minutos, a realidade ficava suspensa em algum lugar acima da escola, como uma bexiga preta esperando o sinal para estourar."(pág. 31)

Olá pessoal, tudo bom?A resenha de hoje é de um lançamento de Outubro da Novo Conceito, e foi um livro que me surpreendeu e foi bem impactante e triste de ler, a história das duas irmãs gêmeas(uma com a Síndrome de Treacher Collins, a mesma do August de Wonder/Extraordinário, R. J. Palacio), morando na casa paroquial junto com seu pai(um pastor fanático religioso maldito, que eu quase queria entrar no livro para socar a cara dele) e sua mãe e todo o sofrimento, violência doméstica e etc, que apesar de ser ficção ainda deve ter muitos casos desse tipo mundo afora.
O livro é narrado em primeira pessoa, na primeira dividida no antes(Hephzi) e depois(Rebbeca) e a segunda parte somente com a Rebbeca, uma narrativa simples, mas cheia do sofrimento no qual as duas irmãs passaram; imagine você, sem poder ir à escola, vivendo sob o mesmo teto de um louco que te espanca e te chama de aberração do demônio(por você ter nascido com uma síndrome), sem roupas novas, sem poder ler, sua mãe se finge de surda e cega e bem pessoal, isso é apenas um pouco de todo o sofrimento das duas irmãs.


"Eu não acredito no Deus dele.Ele nunca veio ajudar a mim ou minha irmã, e essa é a prova de que preciso.Assim como o amor.Bem, se Deus era amor, ele morrera junto com minha avó."(pág. 36)

Durante a leitura é até difícil imaginar o comportamento das duas protagonistas, todo o preconceito social envolvendo as duas e ainda mais Rebbeca por consequência de sua deformação, imagine toda a carência, solidão e traumas que dessas garotas, foi bem emocionante a leitura de "Corações Feridos", a autora soube colocar as passagens em cada momento certo, eu me mordia de raiva com o "pai" delas e todo o sofrimento que causava, eu estou terminando de ler Wonder/Extraordinário(é que estou lendo em inglês e leio um pouco de cada vez), e apesar de ser bem triste, neste livro é ainda mais, pois além do preconceito social se tem todo o sofrimento e dor física e emocional que é causada a Rebbeca e algumas partes deu aflição em sentir(mesmo que quase nada do real sofrimento dela), todos os xingamentos e violência doméstica que a era causado, ver todos os sonhos das meninas serem destruídos por consequência de pessoas conservadoras e ignorantes, ideias ultrapassadas e a suposta autonomia de achar o que é certo e errado, o August tinha o apoio da família, tinha aparelhos para audição e etc(mas mesmo assim é bem triste e emocionante), e a Rebbeca é praticamente sozinha, posso dizer que "Corações Feridos" é um "Wonder" mais adulto, ou com mais sofrimento.


"Vovó dizia que não importava, mas eu sei que importa; ninguém quer olhar para uma garota como eu a não ser que seja para encarar e rir.Meus olhos tortos.Quando eu durmo é difícil respirar.Nasci sem orelhas e com um rosto muito longo.Vovó me dissera havia um tempão que era por causa de uma síndrome chamada de Treacher Collins.Eu acho que os Pais nem se quer se preocuparam em descobrir o que isso significava; para eles era apenas um motivo para me odiarem."(pág. 45)

 Síndrome de Treacher Collins:

A síndrome de Treacher Collins, também conhecida como síndrome de Treacher Collins-Franceschetti ou disostose madibulo-facial, trata-se de um distúrbio de caráter genético autossômico, que se caracteriza por deformidades craniofaciais.
Foi descrita pela primeira vez pelo oftalmologista britânico Dr. E. Treacher Collins, que relatou o caso de um paciente que apresentava anormalidades das pálpebras juntamente com hipoplasia dos ossos malares. Por conseguinte, Franceschetti e Klein fizeram uma abrangente revisão desta patologia, conferindo a mesma o nome de disostose madibulo-facial.
Esta rara síndrome afeta aproximadamente 1:40.000 a 1:70.000 nascidos vivos, não havendo predileção por sexo ou etnia.
Franceschetti e Klein levantaram a hipótese de que a patogenia básica desta síndrome reside na deficiência que ocorre durante a sétima semana de gestação, devido a uma ação inibitória genética quando os ossos faciais estão sendo formados.
Esta patologia pode ser identificada já no momento do nascimento, devido às suas características faciais peculiares. São observadas fissuras palpebrais antimongolóides, orelhas deformadas e hipoplasia das eminências malares e zigomáticas, bem como hipoplasia da maxila.
Além das fissuras palpebrais, também são observadas outras importantes alterações oculares, como coloboma no terço externo da pálpebra inferior (75% dos casos); falha de cílios na região medial ao coloboma (50% dos casos); também pode haver coloboma de íris; orifícios dos condutos lacrimais inferiores podem estar ausentes, bem como a glândula de Meibomius.
Também podem ser observadas fendas do palato secundário ou palato alto e arqueado, ausência de velum (raramente com atresia das coanas) e extensão de uma “língua de cabelo temporal” ao longo dos lados das bochechas. Surdez, geralmente parcial, pode estar presente, em conseqüência da deformação ocorrida no pavilhão auricular
O diagnóstico desta síndrome é clínico, com base nas manifestações clínicas apresentadas pelo paciente. A confirmação é feita por meio de imagens radiográficas, nas quais é possível observar uma série de alterações craniais.
O tratamento deve ser feito de acordo com os sintomas e as necessidades específicas de cada paciente. É necessário haver uma abordagem multidisciplinar, com a intervenção de diferentes profissionais. Habitualmente, o tratamento desta síndrome está focado nas possíveis complicações respiratórias e problemas de alimentação, em decorrência da hipoplasia da mandíbula e da obstrução da hipofaringe pela língua. Em certos casos, é necessária a realização de uma traqueostomia, objetivando manter uma via aérea adequada. Algumas vezes, a gastrostomia também pode ser necessária para garantir uma adequada ingestão calórica. Também existe a opção de realizar cirurgia plástica para corrigir a estrutura facial.
Nos casos de perda de audição, o reconhecimento precoce da mesma e sua correção por meio da utilização de próteses ou por cirurgia, quando possível, é altamente importante no processo de desenvolvimento do paciente.
Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-treacher-collins/

 "No espelho do banheiro, vi-me mais pálida do que nunca, e me perguntava se poderia levantar camadas de tinta de minha pele e descascar-me como um papel antigo.Imaginei que meu corpo viraria pó antes que a tinta do meu futuro tivesse a chance de secar."(pág. 90)

 A edição é a tradicional da Novo Conceito, brochura, páginas amarelas *-*, diagramação simples(pequenos galhos no começo dos capítulos), fonte não muito grande e nem muito pequena, dois pontos que cada vez mais a editora está pecando neles, foi a tradução do título, de "Black Heart Blue"(em tradução literal: coração negro azul/azulado) para "Corações Feridos", apesar de não ter nada a ver um com outro, o título se adequou bem a história e fica bem melhor visualmente e auditivamente do que se fosse o outro, e a capa que apesar de não ser tão feia aquelas flores e os túmulos ficaram superficiais demais,parece qualquer ilustração horrível que vemos por aí, e também as sombras e iluminação da modelo e do guarda-chuva poderiam ter sido melhor trabalhadas, a capa da Penguin é a mais bonitinha, e da NC ficou bem melhor do que aquela azul, mas um ponto que a editora está pecando cada vez mais são as capas e traduções dos títulos, esses últimos tem o quesito de ser mais comercial e etc, mas as capas estão cada vez pior, a editora estava avançando numa linha bem profissional, mas o nível da capa de alguns últimos livros têm ficado bem baixos...
É isso pessoal, espero que tenham gostado e recomendo muuuuito a leitura, pois tenho certeza que você vai se emocionar com o livro de estreia de Louisa Reid no Brasil!


Black Heart Blue13005827

 "Ela sabia o que significava ser eu, mas simplesmente não se sentia como eu me sinto e sempre me sentirei."(pág. 76)
 
PLAYLIST:

-"Only if for a night", Florence + The Machine OUÇA AQUI!
-"Remain Nameless", Florence + The Machine OUÇA AQUI!
 -"Brave", Sara Bareilles OUÇA/ASSISTA AQUI!
-"Beautiful", Christina Aguillera OUÇA/ASSISTA AQUI!
-"Hurt", Christina Aguillera OUÇA/ASSISTA AQUI! 

"É claro que ele se livrou de toda a história sem muitos problemas.As pessoas são tão crédulas e, sempre que ele lhes conta que é pastor, é como se dissesse que é Jesus ou algo assim."(pág. 121)

A Autora:
 http://www.babelio.com/users/AVT_Louisa-Reid_6058.jpeg
Louisa Reid formou-se em Inglês pela Hertford College, em Oxford. Além de escritora, é também professora em Cambridge. Casada, e com duas filhas, ainda assim costuma acordar e dormir pensando em livros.

"A Vida pode recomeçar se você tiver sorte o suficiente, e eu decidi ter sorte."(pág. 235)

Um comentário:

  1. Já tinha lido umas resenhas sobre o livro, e agora lendo a sua, minha vontade de ler o livro só aumentou.
    Também já li Extraordinário, é um dos meus livros favoritos.
    Também não curti a capa deste livro, achei muito mal feita. O que é que tem acontecido com as capas da NC ultimamente hein? *----*

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda