Doki Doki #17 - Amaterasu, Tsukuyomi e Susanoo

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

   Olá olá olá simbolistas! 
   Lembrando que continuaremos na sequencia das lendas e mitologia japonesa, depois de falar sobre o mito da criação, Izanami e Izanagi, hoje nós vamos dar sequência falando sobre Amaterasu (encarnação do sol), Tsukuyomi (encarnação da lua) e Susanoo (encarnação do mar). 

Amaterasu

Susanoo

Tsukuyomi

   Primeiramente preciso lembrar que para que entendam sobre as lendas de hoje é necessária a leitura do Doki Doki #16, ok? >.<
   Então, vamos lá! 
   Retomando a história de Izanami e Izanagi no Yomi, enquanto Izanagi purificava-se no rio após se recuperar de sua descida ao Yomi diversas divindades eram formadas em ornamentos e impurezas que desprediam de seu corpo. Diversas divindades surgiram quando ele mergulhou o rosto na água para se purificar. Os kamis (deuses) mais importantes foram criados a partir de seu rosto:
  • Amaterasu (encarnação do sol) a partir de seu olho esquerdo
  • Tsukuyomi (encarnação da lua) de seu olho direito e
  • Susanoo (encarnação do mar) do seu nariz
Izanagi dividiu o mundo entre eles. A deusa Amaterasu herdaria os céus, Tsukuyomi tomaria o controle da noite e Susanoo seria o deus da tempestade e dos mares.

   Susanoo, descontente com a negociação destinada a remediar uma disputa entre os seus dois irmãos, faz grandes patifarias à irmã Amaterasu, 'deusa do Sol', a ponto de a fazer fugir para uma caverna chamado Iwayado, deixando o mundo na escuridão. Todos os outros kami, reunidos, concebem então um plano para a fazer sair. Com grande alarido, gritos e risos, despertam a curiosidade da deusa solar, que a leva a entreabrir a entrada da caverna. Atraída por um espelho colocado à sua frente, acaba por sair, sendo então fechada a caverna, para a impedir de que entrasse novamente. Garantida de novo a luz, Susano é condenado a pagar uma multa e a ser desterrado dos céus. Mais tarde, ele arrepende-se e acaba por presentear a irmã com um esplêndido sabre retirado do corpo de um dragão que ele matou.
Susanoo aparece em várias histórias. Uma história fala do comportamento impossível de Susanoo contra Izanagi. Izanagi, cansado de sofrer ataques de Susanoo, desapareceu no Yomi. Susanoo desgostoso concordou, mas tinha negócios inacabados para resolver primeiro. Ele foi para Takamanohara (céu) para dizer adeus a sua irmã, Amaterasu. Amaterasu sabia que seu irmão não tinha boa intenção em mente e se preparou para a batalha. Amaterasu pensando que Susano queria o Takaamahara para si vai ao encontro de Susano.
Susano propõe um acordo para provar que suas intenções são boas. Amaterasu concorda. Primeiro, Amaterasu pega a espada de Susano e cria três deusas, as Munakata Sanjojin. Então, Susano pega um colar de jóias de Amaterasu e nascem cinco deuses, todos homens.
Amaterasu diz que os deuses que nasceram a partir do colar de jóias foram feitos a partir de um objeto seu, portanto são filhos dela. Amaterasu afirma também que os deusas que nasceram da espada são filhas de Susano. Todos os deuses dominavam um elemento da criação e da destruição: o ar, a luz e a natureza. Ambos os deuses reivindicaram a vitória. A insistência causou violentas campanhas que atingiu seu clímax quando Susanoo jogou um 'cavalo morto celestial' sobre os teares das criadas tecelãs de Amaterasu onde uma de suas criadas morreu. Amaterasu fugiu e se escondeu na caverna chamada Iwayado. Enquanto a deusa do sol desapareceu, as trevas cobriam o mundo

   Só como observação, aqui eu usei como fonte a Wikipédia, porém, eu outros lugares eu já li que a morte da criada de Amaterasu devido ao cavalo morte celestial jogado por Susanoo foi o que ocasionou a primeira fuga dela para a caverna Iwayado, sendo assim, não foram duas fugas, apenas uma, mas os motivos são sempre esses dois mencionados acima, a morte da criada e as patifarias de Susanoo (o que na minha opinião estão ambos muuuuito relacionados kk). 
   Acho que é só por hoje! >.<
   Espero ter deixados todos mais curiosos! kkk
   Valeu galera! 
   Kissus da Jess! >.<
  Jéssica  Paloma (eu, prazer) é resenhista do blog (livros *-*), ela está no 2º ano de Educação Física na UNICAMP (não tá fácil não galera >.<), adora ler livros (você disse LIVROS? *-*) e mangás, assistir animes, dança e a arte no geral.

Coluna "Doki Doki" é publicada aqui de 15 em 15 dias , não percam!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda