Resenha: "Serraria Baixo-Astral", de Lemony Snicket @cialetras

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral"O Lago das Sanguessugas"(Desventuras em Série #4)
Autor: Lemony Snicket
Título Original: "The Miserable Mill"(Unfortunate Evenst #4)
Tradutor: Carlos Sussekind
Ilustrador: Brett Helquist
175 / 194 pág.s
Lançamento: 2002 / 2000
Editora: Cia das Letras/HarperCollin's Children's Books
*Adicione no Skoob / GoodReads
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2 - Opção 3

" Na opinião de Lemony Snicket, "de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora". Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma "ironia do destino", pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, "a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero"...
Diante desse quadro, algum leitor desavisado pode desconfiar: "Como é que alguém vai se divertir com um livro desses, se as personagens não param de sofrer?!". A pergunta faz sentido, mas é justamente aí que descobrimos um dos melhores segredos de Lemony Snicket, pseudônimo do americano Daniel Handler. Ele leva o exagero às raias do absurdo, faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta e o resultado não poderia ser outro: um jogo literário incessantemente bem-humorado."


Resenhas:
-"Mau Começo"                     #1 CLIQUE AQUI!
-"A Sala dos Répteis"            #2 CLIQUE AQUI!
-"O Lago das Sanguessugas" #3 CLIQUE AQUI!

"Isso, deixem me dizer, é o maior absurdo, porque se fosse verdade as pessoas com beleza interior não precisariam nunca pentear os cabelos ou tomar banho, e o mundo teria um fedor pior do que o que já tem.A aparência é da maior importância, porque pode se saber muito só de olhar como as pessoas se apresentam."(pág. 36)

Olá pessoal, tudo bom?A resenha de hoje é do quarto livro da série dos Órfãos Baudelaire, e finalmente o primeiro livro que não se passou no filme, desta vez, novamente sem um tutor, os órfãos vão para uma serraria, e em vez de serem acomodados com amor e carinho e etc, ficam como trabalhadores nessa serraria, onde o almoço deles é chiclete e por aí  começa o que já estamos acostumados: o sofrimento das três crianças.

"E o pior de tudo: trabalhar na serraria era tão exaustivo que não lhes sobrava energia para fazer mais nada.Apesar de estar perto de máquinas complicadas todos os dias, havia muito tempo Violet nem sequer pensava em inventar algo.Apesar de ter livre acesso à biblioteca de Charles, Klaus nem sequer olhara de relance para nenhum dos três livros.E apesar das muitas coisas duras que havia à sua volta para morder, Sunny não se exercitara tanto nessa atividade."(pág. 66)

Uma coisa que observei nesse livro e decorrer da história, é que as coisas começam a ficar bem previsíveis, sempre o mesmo esquema e ordem dos acontecimentos, e o que se o autor não mudar, terá que ter um desenvolvimento muito bom em volta dessa linha sempre contínua ou personagens bem cativantes, mas todo mundo gosta muito da série e vou ler até o final para ver qual será "O Fim" desses três lindos.
Nesse livro já começa a eles terem menos contato com o tutor também, que nesse quinto volume é o patrão deles na serraria(e sem querer dar spoiler, mas já dando fiquei bem curioso para saber quem era ele e no fim não ficamos sabendo de nada, será que ele vai aparecer nos próximos livros?).

"Se algum dia vocês já passaram por uma experiência lamentável, com certeza já ouviram que na manhã do dia seguinte se sentiriam melhor.Isso, evidentemente, é um completo absurdo, porque uma experiência lamentável continua a ser uma experiência lamentável apesar da mais linda das manhãs."(pág. 81)
 
Estava eu na minha vó com meu livro e aparece minha tia, falo sobre e digo que é muito conhecida e de sucesso essa série, e ela disse que não gosta de livros com energia negativa demais(ela não lê romances amorosos, ao contrário, adora thrillers, guerras, espíritas e etc), mas fazer o que né gente, eu ainda acho bem legais as histórias, amo infanto-juvenil e gosto muito do Lemony, quero ler os do Daniel Handler para ver como é(que todo mundo diz ser totalmente diferente do Sr. Snicket).Mas enfim pessoal, é o mesmo formato dos outros, brochura, sem muitos detalhes, tem as lindas ilustrações do Brett Helquist e o normal.

"Quando as crianças estão com problemas, é comum vocês ouvirem as pessoas dizer que é tudo por causa de baixo autoestima."Baixo Autoestima" é uma expressão usada para descrever pessoas que não valorizam a si próprias.Podem se achar feia, ou chatas, ou incapazes de fazer qualquer coisa, ou ainda uma combinação de tudo isso..."(pág. 105)

PLAYLIST 

-"Light a Roman Candlle with me", FUN. OUÇA AQUI!
-"Be Calm", FUN. OUÇA AQUI!
O AUTOR:
http://fc00.deviantart.net/fs71/f/2011/147/d/d/lemony_snicket_by_lapislazulilawliet-d3hcz6y.jpg
Daniel Handler (nascido em 28 de fevereiro de 1970 em São Francisco) é um escritor e cineasta americano. Ele escreveu os romances The Basic Eight e Watch your Mouth. É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade.
Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava.

 Espero que tenham gostado, comentem se já leram ou querem ler, qual livro estão na série ou se já leu ela inteira!Sem spoiler!

Um comentário:

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Apesar de ter gostado da resenha ,
    não me atrai pelo livro !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda