Resenha "Garotas de Vidro", by @halseanderson @novo_conceito

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Garotas de Vidro"Garotas de Vidro"
Título Original: "Wintergirls"
Autor: Laurie Halse Anderson
Tradução: Ana Paula Corradini
Editora: Novo Conceito/Viking Juvenile
272 pág.s
Lançamento: 2012/2009
*Adicione no skoob / goodreads
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos."

"E aqui está uma garota com uma faca na mão.Há gordura sobre o fogão.Sangue no ar e palavras cheias de raiva amontoadas pelos cantos, somos treinados para não ver nada disso.Nada mesmo."(pág. 08)

Olá leitores, tudo bom?A resenha de hoje é de um livro muito bom e polêmico e espero que vocês gostem!O livro conta a história de Lia, que é anoréxica e sua obsessão com a magreza está acabando com sua vida e agora que sua ex-melhor amiga foi encontrada morta em um motel tudo está piorando cada vez mais.

"Eu olho pra mim; não consigo atuar, nem jogar futebol, e a maioria delas têm notas melhores que as minhas.Mas eu sou a garota mais magra da sala, sem dúvida."(pág. 78)

O maior problema trabalhado no livro é a anorexia, e como a Publishers Weekly disse na orelha do livro, por mais que a leitura do livro seja difícil, é ainda mais difícil de se largar; é que a tensão é tanta e o que me deixou mais ansioso foi para saber o final do livro, se a Lia iria morrer, iria conseguir se reestruturar e ter uma vida normal ou outro final, e ela está num estado que você pensa que ela nunca vai conseguir sair.
O livro é narrado em 1ª pessoa por Lia, e é tamanha neurose, que pra ela é como se estivesse acostumada ao seu cotidiano sempre procurando não engordar e controlando tudo ao extremo, tanto que quando ela vai comer algo até cita as calorias por caloria após a palavra, é pensando é também uma coisa com que ela pode se "orgulhar"(como no quote acima), não é a mais inteligente nem a melhor esportista, mas é a mais magra.Uma coisa que é bastante interessante é saber o que a desencadeou para esta doença, que não foi somente um motivo, mas sim toda a situação do divórcio dos pais, stress com as pessoas ao redor que acabaram intensificando essa estaca inicial, e é como a maioria dos problemas na nossa vida, pode não ser grande mas o contexto de stress e desequilíbrio emocional ao redor que leva a todo esse desmoronamento emocional.
 
"Chama-se velório, mas ninguém quer velar por mortos que podem acordar"(pág. 85)

Um ponto que me chamou bastante a atenção foi a tradutção do título de Wintergirls(em tradução livre "Garotas de gelo/geladas/de Inverno") por Garotas de Vidro, e apesar de poder achar algo com o contexto do livro, acho que algo que fosse relacionado a Garotas e gelo/frio teria muito mais a ver, e só fui entender durante a leitura o significado, é que na situação atual de uma pessoa com anorexia, o organismo fica com tão pouco alimento que o metabolismo fica super lento, pois o corpo está sempre guardando energia e daí o fato de sentir frio quase sempre, De Vidro até pode dar um olhar mais comercial, mas eu sempre prefiro o que mais tiver a ver com o original.

"Olhe no espelho e veja um fantasma.Escute cada batida do seu coração gritar que tudoabsolutamentetudo está errado com você.
"Por quê?" é a pergunta errada.
Pergunte "Por que não?".(pág. 158) 

Eu gostei bastante do livro, mas esperava um pouco mais, quero ler os outros livros da autora(por enquanto somente esse foi lançado no Brasil, mas se não me engano Speak será lançado pela Valentina).A diagramação do livro é simples, as páginas amarelas(amo demais), eu dou graças ao senhor que eles mantiveram a capa, fala a verdade gente, são lindas demais, a capa e a contra-capa, eu amo muito.
Eu amei a autora ter abordado esse assunto, nos agradecimentos ela disse que foi escrito por pedido de vários leitores e bom, peço que deêm esse livro de presente e leiam!É uma obra que precisa ser lida e parada, não pode ficar parada, e como é dito no quote acima não pergunte "Por quê" e sim "Por que não?", ajude a conscientizar a todos(tanto você como a pessoa que está passando, passou ou pode passar por esse problema), pois é uma vida e não uma brincadeira!

"Eu poderia dizer que estou animada, mas seria mentira.O número não importa.Se eu chegasse a 32, iria querer 29, se eu pesasse  4,5 quilos, não ficaria feliz até chegar aos 2,25.O único número que seria suficiente é o 0, Zero quilos, zero vida, tamanho zero, zero duplo, zero e ponto.Zerado é sinônimo de estar pronto para tudo.Agora eu entendo."(pág. 213)

 PLAYLIST
-"Young and Beautiful", Lana Del Rey OUÇA/ASSISTA AQUI!
"Beautiful", Christina Aguillera OUÇA/ASSISTA AQUI! 
"Hurt", Christina Aguillera OUÇA/ASSISTA AQUI!

A Autora:

Foto -Laurie Halse Anderson
Laurie Halse Anderson fingia que era um urso polar quando ia para a escola caminhando sobre a neve de Syracuse, Nova York. Quando menina, datilografava na velha máquina de escrever de seu pai por horas, escrevendo colunas de jornal, histórias e letras. Ela adorava ver seu pai escrever poemas e ler as histórias no chão de seu escritório. Seu livro favorito é o dicionário. Ela tentou ler todos os livros da biblioteca da escola, um lugar paradisíaco. Laurie mora no extremo norte do estado de Nova York com seu marido, Scot, e o cachorro deles, Kezzie. Scot projetou e construiu um chalé para Laurie, onde ela escreve todos os dias. Além de escrever, ela adora jardinagem, correr e estar com sua família.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado, é um assunto bastante polêmico, comentem o que acham, se já passaram por isso ou conhecem alguém!

3 comentários:

  1. eu tenho Garotas de Vidro, mas ainda não li. quero ler exatamente por causa do tema, mas ao mesmo tempo, tenho medo do peso da leitura. tenho medo de me identificar mais do que gostaria. mas acho importante que seja um livro pesado, porque de outra forma, não passaria a gravidade do assunto.
    ótima resenha =]


    beijoo
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ain ja me recomendaram este livro, mas nossa... é tão tensa a leitura que eu estou criando coragem! haha
    Estou na fase dos livros new adults ainda :P
    Me apaixonei de cara pela capa que é uma graça de tão misteriosa!
    Resenha como sempre perfeita Gui!:D
    beijo!


    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Sem dúvidas você se apaixona muito pela capa
    Mas ainda não tive coragem de ler ...
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda