Resenha: "Uma Canção em Nova York", de Rosana Rios @EditoraFTD @RosanaShelob

quarta-feira, 27 de março de 2013

Uma canção em Nova York"Uma Canção em Nova York"
Autor: Rosana Rios
205 pág.s
Editora: FTD
Lançamento: 2010
*Adicione no skoob
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Alex, um garoto de 14 anos, realiza uma viagem para Nova York, EUA, em companhia de uma tia. Lá conhece uma jovem brasileira – Ana – que reside em Manhattan, no coração de Nova York. Faz parte desse cenário o importante centro de formação musical – a Juilliard School. Marcada pelo suspense – característico da obra da autora –, a narração traz a multiplicidade da vida numa das maiores cidades do mundo, habitada por personagens vindos de diferentes partes do planeta."

"Ana viu as palavras da música de John Lennon escritas numa parede da estação do metrô, pouco depois de sair do trem lotado e sentir o rosto o vento gelado, vindo dos corredores da estação.Havia nevado na noite anterior em Nova York."

A resenha de hoje é do livro "Uma Canção em Nova York", da Rosana Rios, autora nacional com mais de 100 obras publicadas, o livro é da editora FTD e faz parte da Coleção Intercâmbio que conta com vários livros, cada um representando uma cidade-país e sua cultura, esse é de Nova York(Estados Unidos), não sei se vocês sabem, mas um dos meus sonhos é morar em Nova York, nunca fui lá infelizmente, mas pelo menos por fotos acho que é uma cidade maravilhosa, tudo é tão bonito, tem tanta cultura e lugares lindos, divertidos e interessantes pra ir, e ler esse livro só me deixou ainda mais com vontade de me mudar pra lá. só me falta o visto e o dinheiro né baby?
O livro é narrado em 3ª pessoa e conta com várias citações e trechos de músicas do John Lennon que foi como um homenageado no livro... 

"Enquanto esperávamos, ela aproveitou para conversar:
-Ficou nervoso quando passamos pela imigração?
-Claro! - ele respondeu. - A mulher estava me olhando como se eu fosse um bandido, demorou um tempão para ler o papel da escola de inglês... e eu quase não entendia o que ela dizia.Ainda bem que você estava comigo, tia."

 Acho super legal a ideia dessa coleção, não sei nos outros, mas nesse livro a história de Alex, um brasileiro estudante que está no ensino médio, e por ter uma tia morando em nos E.U.A. resolve se mudar para lá para fazer um curso de inglês como estudante intercâmbista, não tãooooo intercâmbista por que ele vai ficar no apartamento da tia e etc, mas enfim, o legal é contando as experiências do garoto antes e durante a viagem, como é se sentir sozinho, dificuldade de compreensão da fala, no aeroporto(quote acima), e tudo o mais.
Achei muito legal a ideia da autora ou da editora(não sei) de escrever algumas palavras em inglês durante a narração(como no último quote), assim, durante a leitura você vai aprendendo algumas novas palavras e aperfeiçoando seu inglês e também conforme a leitura vai conhecendo a cultura e costumes de NY e narrativa/descrição da autora é tão legal que você sente como se estivesse lá na Big Apple. *_________* A história é legal, mas acho que poderia ter acontecido coisas maiores(ou não, depende do propósito da autora), tem um suspense e não vou contar mais nada pra não dar spoiler, mas poderia ter mais acontecimentos e uma maior interação do Alex com a cidade...

"O bagel é o típico pão que se come em Nova York.Sua origem, Alex descobriria depois, é polonesa; deve ter vindo para os Estados Unidos com os primeiros imigrantes judeus.É um pão de massa densa, em forma de anel, que deve ser fervido em água antes de ser assado.No começo achou o gosto estranho, mas acostumou-se bem depressa."

 A Diagramação do livro é bem legal e bonita, a capa tem predominância vermelha como se fosse um mapa, e na contra-capa, orelhas e dentro da capa tem esse mesmo estilo só que predominância em azul, as páginas são brancas, mas o livro é curtinho e é outro de material de papel, mais brilhante do que o normal, mas o livro em si é bem bonito.

"Sônia dissera 'Italian Dressing' ao waiter do restaurante.Molho!Embora ele tivesse aprendido que sauce é que era molho, ali se usava a expressão dressing, vestimenta, para os diferentes molhos: Italian, Russian, French."

PLAYLIST:

-"The Fool On The Hill", Beatles ASSISTA/OUÇA AQUI!
-"Imagine", John Lennon ASSISTA/OUÇA AQUI!
-"Rhapsody in Blue", George Gershwin ASSISTA/OUÇA AQUI!
-"Strawberry Fields", Beatles ASSISTA/OUÇA AQUI!
-"Norwegian Wood", Beatles OUÇA AQUI!
-"Summertime", George Gershwin OUÇA AQUI! 

 A AUTORA:

 
Rosana Rios (São Paulo, 1955) é uma escritora, ilustradora, arte-educadora e roteirista brasileira. formada em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Rosana trabalhou por um tempo como ilustradora numa empresa, tornou-se roteirista do programa Bambalalão da TV Cultura, em 1988, iniciou a carreira literária, também roteirizou o programa Agente G da Rede Record e histórias em quadrinhos Disney publicadas pela Editora Abril, em 1997, ao lado de Maria Silvia Gonçalves, escreveu a série de Jogos de RPG - Português em Outras Palavras", publicados pela Editora Scipione. Em 2006, lançou pela Devir, o livro "Senhoras dos Anéis", a obra analisa as mulheres na série de livros O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien, no ano seguinte, publicou pela Editora Scipione, o livro "HQs - Quando a Ficção Invade a Realidade", o livro misturava prosa e histórias em quadrinhos, ilustrada por Amílcar Pinna. Em 2011, publicou pela editora Panda Books, o livro Enciclonérdia – Almanaque de Cultura Nerd, co-escrito como irmão, Luiz Flávio Fernandez. Em 2012, trabalha novamente com roteiros de histórias em quadrinhos, adaptando as óperas Aída, de Giuseppe Verdi, A Flauta Mágica, de Mozart e O Guarani de Carlos Gomes (essa última inspirada no romance homônimo de José de Alencar) para a coleção "Ópera em quadrinhos" da Editora Scipione.

Me despeço de vocês por aqui, não percam hoje a coluna Doki Doki #2 com a Jéssica Paloma, e quem sabe se conseguir ler e resenhar outros títulos dessa coleção, peçam nos comentários qual países queriam saber  mais, se já viajaram pra algum ou qual queria viajar/morar...
 

3 comentários:

  1. Não me considero fã de John Lennon, mas conheço o suficiente para me despertar a vontade de ler esse livro. Deve ser uma daquelas leituras leves e gostosas para uma tarde.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Tenho o livro e já li, apenas apaixonada é tanto que tou aqui pesquisando pra fazer um resumo do colégio como o meu livro predileto !

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda