Resenha: "Um Menino e um Urso em um Barco", @DaveShelton @BertrandBrasil @randomhouse

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Um Menino e Um Urso em Um Barco"Um Menino e um Urso em um Barco"
Autor/Ilustrações: Dave Shelton
Tradução: Caroline Chang
Editora: Bertrand Brasil/David Fickling Book
Lançamento: 2013/2012
224/304 pág.s
*Adicione no skoob
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Arrebatador e envolvente, o título da obra de estreia de Dave Shelton diz exatamente o que é o livro: Um menino e um urso em um barco. Mas ele é muito mais do que isso. É a história de uma amizade que nasce nas piores condições, e uma lição sobre como aproveitar as ótimas surpresas da vida quando tudo parece estar perdido.

Um livro diferente de todos os outros. Uma aventura sem pressa e intenso, repleta de descobertas.É interessante notar as importantes mensagens que o autor passa ao longo de toda a viagem:
“— Oh, eu não tinha um plano — disse o urso. — Eu nunca tenho um plano. Não faz sentido ter um plano quando se é capitão de um barco. Quando se está lidando com o mar, você precisa ser capaz de se adaptar de um momento para outro. Você precisa lidar com cada situação à medida que ela surge. Não faz sentido ficar remoendo a respeito; você apenas diz: “Aqui estamos. O que fazemos agora?”
Com ilustrações belíssimas, Dave Shelton mostra-se um contador de histórias único. Os traços feitos com muito cuidado e as cores fortes elucidam perfeitamente as emoções dos personagens em importantes situações. Uma trama capaz de encantar crianças de oito a oitenta anos."

 "-Bem vindo a bordo - disse o urso, em pé, virando-se para o menino.Ele segurava o barco para o menino entrar.Agora, soltava a pata do molhe de madeira e o empurrava na direção da água.O menino sentiu a instabilidade sob seus pés."

E aí pessoas, tudo bom?Hoje a resenha é de um lançamento da Bertrand, um livro que posso dizer, esperava muito mais, é um infanto-juvenil de um menino e um urso em um barco, na época de seu lançamento foi comparado a Max e os felinos, de Moacyr Scliar, e a A vida Pi, de Yann Martel(que já foi até falado de plágio do Yann sobre o livro do Moacyr Scliar, mas né...), e segundo a crítica que fez essa comparação a diferença é que neste livro quem é o "líder" que conduz a história é o animal e não o humano.

"-Aqui - disse ele-, bem aqui.Aqui é onde estamos.
E ele apontou o local no mapa.E o menino olhou.
O mapa era perfeitamente quadrado e inteiramente azul.Todinho.Não havia terra alguma, nem mesmo uma ilhazinha que fosse, em nenhum lugar.Primeiro, o menino pensou que, pertinho do canto inferior direito, havia um estranho arrecife de corais circular, mas, ao olhar melhor, viu que se tratava de uma mancha de chá, deixada pela xícara do urso."

Eu esperava mais do livro pelo fato que achei ele monótomo, o autor poderia ter incrementado mais a história, você passa a leitura inteira esperando algo acontecer, e sim tem partes que acontecem, mas faltou mais dinâmica na narrativa em minha opinião.
É como um livro infantil, só que com uma narrativa maior, um livro para ser ler para uma criança maior antes de dormir, e deixá-la com expectativas sobre a história, deixá-la pensando pelo que vão passar o urso e o menino e qual será o destino dos dois.
Eu achei que contém uma crítica do autor sobre a sociedade, como no último quote(trecho) aqui citado, de como o menino e também todos nós atualmentes estamos na linha do tudo rápido e prático, não sabemos esperar e nemt ter a paciência que nos é necessária atualmente, mas que nossos ancestrais tinham bem mais.Como o urso insiste em acompanhar o ritmo da natureza e o menino querendo chegar logo ao seu destino e saber por onde está indo, ter o controle a todo momento, como a maioria das pessoas fica checando o celular, por exemplo, pode não ter nada mas está lá, frenético(a).

"-De que é? - perguntou o menino.Ele já havia experimentado alguns dos sanduíches do urso  e tinha ficado desconfiado daqueles recheios excêntricos.Havia: atum, manteiga de amendoim e abacaxi; brotos e mel; pimenta malagueta, mostarda e raiz-forte; e o que o urso  chamava de "especial de café da manhã": bacon, ovo, salsicha, mingau, flocos de milho e grãos de café entre duas fatias de pão torrado."

A diagramação e as ilustrações são lindas demais, eu adorei o fato de o autor ser o próprio ilustrador, acho bem mais fácil ele mesmo passar para o papel o que está imaginando, fica bem mais original, nada contra quando não é assim, eu mesmo não desenho nada de bom, e se algum dia lançar um livro e que tenha ilustrações não vai ser eu que desenharei, e acho também super legal ilustrações, deveria ser mais ampliado esse papel no livro, dá todo um universo a mais para o leitor, é claro, pode quebrar a sua imaginação, você imagina uma coisa e a ilustração é quase todas as vezes outra.A diagramação da Bertrand ficou super legal, na primeira e última folha tem uma página cheia de barquinhos em branco e preto, que poderia ter no verso da capa e contra-capa também, mas essa parte ficou bem bonita, o material da capa é aquele fosco aveludado(como em Morte Súbita, Fallen, Cidade Mágica, etc), e é isso, espero que tenham gostado e comentem seus lindo, quem sabe vem promoção???

"-Observar a lua? - perguntou o menino. - Por quê?Ela não vai fazer nada, vai?Quero dizer, a lua é só a lua. - Mas ao dizer isso, ele próprio levantou os olhos para ela e, como não havia nada melhor a fazer, ficou olhando durante um bom tempo.Ele tinha razão, a lua não estava fazendo nada demais.Mas também não precisava.Ela era simplesmente bonita.Simples assim.O menino olhou a lua durante mais tempo e com mais atenção do que jamais fizera(pois quem podia gastar tempo olhando para a lua quando havia uma tevê e videogames para serem jogados e revistas em quadrinhos para serem lidas?) e se sentiu, por um momento, calmo, confiante e seguro."

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFKQ02XdMgo6ESBXd_STZ2vEZWPhQBrTanyVASv1FHc6hn-Ul2WheYiPcmV1kXCezC_KPXebDe3hToT-MFfT6udWremxlih5Nv8mSVg7PBT4Lk5Z5eB1DqN2-X_kBCyipGHBK7PFFOToHI/s1600/007.JPG
EDIÇÃO AMERICANA
Algumas ilustrações:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEii68A-vwm4q5dx1bH4LCheSldAmpHOWvtG-G0myyUh7vICznVtBGQIsYhCnYWliLuHn-Xw0P-QMUgGbyBz8hKjBW4Ij-5FAhNi1F6RVqCek3sq-3iMpgiOso76kcKk5pbymErefmnTJmQ/s1600/BOYBEARBOAT_files_text_Links_SHEL_9780385618960_art_p069.tif 

http://2.bp.blogspot.com/-F4vxsx6bqaM/UP8jfFPfuzI/AAAAAAAAEn0/trcs1A2mkFY/s1600/Um+menino+e+um+urso+mosaico.jpg
 http://forbiddenplanet.co.uk/blog/wp-content/uploads/2012/01/Boy-and-a-bear-in-a-boat-Dave-Shelton-540x354.jpg

O AUTOR:

 http://forbiddenplanet.co.uk/blog/wp-content/uploads/2010/03/small-hi-ex-Dave-Shelton.jpg
Dave Shelton nasceu e cresceu em Leicester, mas agora vive em Cambridge com Pam, Mila e um gato. Ele gosta de histórias em quadrinhos, críquete, palavras cruzadas e de conversar sobre canetas com cartunistas. Um menino e um urso em um barco é seu primeiro livro.
 

2 comentários:

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda