Resenha: "4 de Julho", de James Patterson

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

4 de Julho 4 de Julho
Autor: James Patterson e Maxine Paetro
207 pág.s
Editora: Arqueiro
Tradutor: Marcelo Mendes
Lançamento: 2011
*Adicione no skoob
Onde comprar: Walmart , Submarino , Fnac , Cia dos Livros , Buscapé
"Lindsay Boxer é uma policial exemplar. Chefe do Departamento de Homicídios da Polícia de São Francisco, a tenente recebeu várias medalhas e menções honrosas durante seus 10 anos de serviço. Ao fim de um cansativo dia de trabalho, Lindsay se encontra com Claire Washburn e Cindy Thomas num bar. As três amigas compõem o Clube das Mulheres contra o Crime, grupo que tenta solucionar os casos ocorridos na cidade. Após alguns drinques, a tenente recebe uma ligação do inspetor Warren Jacobi. Ele acaba de localizar um veículo suspeito, visto na cena de um crime. Em poucos minutos Lindsay está no carro de Jacobi, cruzando a cidade na cola de um Mercedes preto. Depois de uma longa perseguição, a abordagem policial acaba fugindo do controle. Os dois adolescentes que estavam no carro reagem, descarregando suas armas contra a dupla de policiais. A tenente atira em legítima defesa, mas o resultado é uma menina morta e um garoto tetraplégico. Lindsay é acusada, entre outras coisas, de má conduta profissional e se vê num lugar que nunca imaginaria ocupar: o banco dos réus. Será o fim do Clube das Mulheres contra o Crime? A jovem advogada Yuki Castellano conseguirá provar a inocência da tenente? Enquanto aguarda o julgamento, Lindsay decide passar uma temporada em Half Moon Bay. Mas a pacata cidade vem sendo palco de crimes brutais e a polícia parece não fazer nada. Mesmo de licença e fora de sua jurisdição, a tenente resolve investigar os assassinatos, com a ajuda de Claire e Cindy. Para sua surpresa, ela encontra ligações entre aquelas mortes e um caso ocorrido 10 anos antes, que ainda é uma mancha em sua carreira."

"Estávamos no Tenderloin District de São Francisco, uma área da cidade tão sinistra que nem o sol tinha coragem de atravessar a rua."

4 de Julho é o primeiro livro a ser lançado da série "Clube das Mulheres Contra o Crime" aqui no Brasil, apesar de não ser o primeiro da série, neste livro conta a história da tenente Lindsay Boxer que se vê diante um caso em que terá que retornar a um caso antigo, e o principal da trama depois da situação ocorrida, ela terá que provar sua inocência(retorne a sinopse acima para mais informações).


"Meus instintos investigativos estavam à flor da pele.Eu era uma policial sem casos para resolver, uma agente sem trabalho.Não queria ler sobre homicídios.Queria eu mesma conseguir as informações."

Tenho que confessar que esperava mais deste livro, por conta de toda a propaganda feita ao autor, da simples e belíssima capa e design do livro, da frase: "As páginas viram sozinhas", que alguns blogueiros confirmaram em suas resenhas.A trama do livro é boa, o que somente esperava que iria aparecer um pouco mais eram planos, estratégias, etc, teve alguns acontecimentos já esperados.

"Só então você acertou.Enfim um monte de balela!Nós sabemos, eles sabem, mas assim são os Estados Unidos.Todo mundo pode falar o que quiser."

Tem algumas partes que são emocionantes, como o júri que só parei de ler até descobrir se ela foi inocentada ou não.Daria uma avaliação mediana para o livro, pois me identifiquei com a personagem e seu "clube" e o desenrolar da história.

Curiosidades:

Parada da Independência
O dia 4 de julho é um grande feriado nos Estados Unidos da América, pois nessa data eles comemoram a sua independência (lembre-se que os Estados Unidos foram colônia da Inglaterra). Nesse dia, as pessoas costumam se vestir com detalhes da bandeira americana, elas vão às ruas, onde ficam acenando com bandeirinhas para aqueles que participam das Paradas. O vermelho, azul e branco tomam conta das ruas e calçadas; bandeiras para todos os lados, estrelas e símbolos da Independência espalhados por vários lugares.
O feriado, portanto, é data de celebração patriótica e eventos familiares em todo o país. Nas palavras do fundador John Adams, o feriado seria “o grande festival de aniversário. Deveria ser comemorado como o dia da libertação.. deveria ser solenizado com pompa e gala, com espetáculos, jogos, prática de esportes, salvas de tiros, badaladas de sinos, fogueiras e iluminações, de uma ponta a outra do continente, de agora para todo o sempre”.
O feriado é um momento cívico importante, com raízes que mergulham fundo na tradição anglo-americana de liberdade política.


Autores:

Foto -James Patterson
James Patterson é hoje um dos autores mais vendidos no mundo inteiro. Seu livro de estréia The Thomas Berrynan Number ganhou o Edgar Award de melhor romance policial. Foi publicado em 1976, depois de recusado por mais de 20 editores. O autor iniciou então uma série de best-sellers, incluindo os seis livros com o personagem Alex Cross, um detetive-psicólogo. Antes de se tornar um escritor em tempo integral, Patterson trabalhou na área de Publicidade por muitos anos,. Foi presidente da J. Walter Thompson, North America, de 1990 a 1996. Estudou no Manhattan College e depois na Vanderbilt University. Vive atualmente em Palm Beach, Flórida, com a mulher e o filho.

Maxine Paetro é romancista e jornalista.Mora com o marido em Nova York.

Se interessou pelo livro???Participe da promoção que está ocorrendo no blog até o dia 15/12!!!

http://osimbolista.blogspot.com/2011/12/promocao-reveillon-20112012.html
COMENTE NESTE POST E CONCORRA A ESTE KIT DE MARCADORES DA ARQUEIRO/SEXTANTE!!!
(o sorteio ocorre quando houver 10 comentários neste post)



5 comentários:

  1. É, a sua resenha confirmou as outras mesmo!!!
    Adorei a sinceridade!!!
    Mesmo assim não me pareceu um tempo perdido na sua leitura, eu gostei!!!

    bjkassss

    @leletapias

    ResponderExcluir
  2. Um livro que irei ler, porém não agora.
    Acredito que o melhor é pegar a sequência de livros dele, pois vi que todos os livros são interligados, rs.
    Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. O único livro que li do James foi 'O Diário de Suzana para Nicolas' e adorei, mesmo o gênero sendo totalmente diferente dos demais né?

    Gabi - Romances de Leituras

    ResponderExcluir
  4. Nossa... que pena que você não gostou tanto assim do livro...
    Desse autor eu só li "Diário de Suzana para Nicolas" - que é maravilhoso, mas outro tipo de leitura completamente diferente ><

    Só um detalhe: esse não é o primeiro livro da série a ser lançado no Brasil... a arqueiro é que lançou a partir do quarto... o primeiro é "1º a Morrer" e foi lançado em 2008 pela editora Rocco http://www.skoob.com.br/livro/15211-1-a-morrer

    Beijos,
    Nanie
    Nanie's World

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um ótimo livro, mas como disseram seguir a ordem de sua editora seria bem melhor, gostei!

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda