Resenha: "Uma Aventura no Atlântico"

sábado, 30 de julho de 2011

"Uma Aventura no Atlântico"
Autora: Márcia Maria Almeida de Oliveira
Editora: Baraúna
364 pág.s
Onde comprar: Livraria Baraúna
Sinopse: É possível alterar o genoma humano, criando um ser geneticamente modificado que possa respirar embaixo da água? Dennis Ventura é a prova viva que isso é possível. Ele está longe de ser um rapaz normal. O que o difere dos garotos da mesma idade além de sua estonteante beleza é sua inteligência acima da média e suas habilidades extraordinárias. O porquê dessas habilidades? Simples, ele é fruto de uma experiência genética feita pelo próprio pai biológico, que além de tudo é um cientista famoso reconhecido e premiado mundialmente. No decorrer da sua vida, nada comum, ele se envolve em pequenas e grandes aventuras, nas quais, tais habilidades vão ser necessárias e essenciais para salvar sua vida e de muitas outras pessoas, inclusive, da mulher que ama.

É com enorme honra que O Simbolista, é um dos primeiros blogs a resenhar: "Uma Aventura no Atlântico", com uma linguagem simples e em 3º pessoa, a autora nos transmite essa história que mescla ficção científica, romance e realidade.

Pela capa, pensei que se tratava de uma estória com crianças perdidas em uma ilha, mas não, tudo começa com Dr. Rômulo que em um passeio de barco com seu filho de 8 anos, acontece um acidente, o menino fica preso nas ferragens e morre afogado; em consequência deste acontecimento, o cientista busca em seu laboratório, embaixo de uma mansão com gigantesco tanques para animais aquáticos e muitos livros, conseguir a criação de um ser que repirasse embaixo d'água e outras habilidades.

Uma leitura como disse, rápida e fácil, porém divertida e emocionante.O trama tem como cenário, o Brasil, em especial a região sul; trata de assuntos atuais com o sequestro de adolescentes(garotas) e o dinheiro, que algumas pessoas entregariam até os própios parentes em função desse propósito.
Achei legal a citação de músicas como "Sozinho (Peninha, mais conhecido na voz de Caetano)", e "Quem de nós dois (Ana Carolina)", em algumas partes que esse nosso protagonista mostra seu lado artístico.
Olivro veio prontinho, mas acho que por ser a prova veio com alguns erros de gramática e ortografia.

Um assunto que uma vez estava na aula de genética e descobri que o Dna são todos "iguais", ou posso dizer "parecidos" de seres vivos, o que muda é os encaixes e a quantidade genes que mudam, e essa ideia ficou em minha cabeça, por parecer "fácil" essas alterações de Dna, desse jeito você poderia cruzar uma planta com um animal e sair outra espécie, por exemplo, sei que esse material de um com outro não se cruzam, mas já vi reportagens na Mundo Estranho de cruzamentos de Cavalo e Zebra, Leão e Tigre, essa parte da biologia ainda está se desenvolvendo, mas se já chegaram a essa classe de cruzar espécies diferentes de felinos, isso pode e vai avançar, e quem sabe alguém já realizou esses tipos de experiência e obteve sucesso?

O livro terminou do nada, e até assustei, estava chegando em uma parte caliente, mas em entrevista, a autora disse que será uma trilogia, o próximo livro já está escrito, mas sem previsão de lançamento, e leiam "Uma Aventura no Atlântico e valorizem essa escritora nacional!!!

A Autora: Márcia de Oliveira

Márcia de Oliveira é pernambucana, mas mora há mais de 15 anos no interior do Pará com o marido, numa cidade industrial cercada pela mata amazônica.Em contato direto com a natureza, interessou-se pelas artes e pela literatura.Ensinou pintura em tela durante dois anos e agora dedica praticamente todo o seu tempo livre em escrever romances.
Estudou arquitetura na UNAMA(Universidade da Amazônia), mas abandou após concluir o 1º ano para se dedicar aos filhos e acompanhar o marido.
Aceitando os desafios impostos no berço, já teve filhos, plantou uma árvore e escreveu um livro, aliás, o primeiro de muitos que virão.

Sei que essa imagem é do filme "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", mas ficou legal e combinou com o personagem.

Frases marcantes:

-"O resultado gerou um ser híbrido com características externas humanas, dotado de órgãos capazes de mantê-lo vivo sob um ambiente aquático e ao mesmo tempo terrestre.Um ser humano-mutante capaz de respirar embaixo d'água.O espécime terá ainda a habilidade de adotar a cor do ambiente em que se encontra, usando o recurso da camuflagem do camaleão, um tipo de homocramia ativa... ...Esse novo exemplar terá ainda a força de um tubarão, a inteligência de um golfinho e os poderes de um peixe elétrico."
-"Ficou apaixonada por Dennis, desde que o viu pela primeira vez.A beleza de Dennis sempre causava esse impacto com o sexo oposto.Ana Clara inventava qualquer desculpa para ver a mãe no trabalho, só para ver Dennis."
-"E aí meu filho, como  foi lá na casa da Alícia?-Tudo normal, isto é, eliminando o fato de eu quase ter desmaiado no elevador durante uma crise de claustrofobia, ter dado um choque em Alícia quando eu a estava beijando, em seguida derrubado e quebrado um vaso de planta da Dona Laura, eu acho que foi tudo bem."

COMENTE NESTE POST E CONCORRA A MARCADORES DA BARAÚNA, SEXTANTE E ARQUEIRO!!!(o sorteio ocorre quando houver 10 comentários!)


4 comentários:

  1. O livro é ótimo! Mistura humor, aventura, ficção científica, romance,.. tudo que um bom livro precisa ter! A resenha traduz bem o livro. Parabéns a escritora Márcia Oliveira!

    Abs,
    Mayara.

    ResponderExcluir
  2. A resenha do blog foi muito feliz porque traduz tudo o que a escritora Márcia Oliveira propôs no livro.De fato é um ótimo livro que possue tudo que um leitor busca;humor,aventura,trama,romance,ficção...e quem sabe?!Até uma aulinha básica de biologia.O blog está de parabéns e a escritora mais ainda por escrever tão bem e nos fazer acreditar também em ns possibilidades.Parabéns Márcia oliveira.
    Cristina

    ResponderExcluir
  3. Que mistura, mas pelo visto funcionou - gostei muito da resenha, também acho fascinante o trabalho em cima do DNA, só levo medo em tudo de ruim que pode ser feito com isso.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha. Adorei!!! Parabéns!

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda