Resenha: "Os Portões", de John Connolly

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Os Portões"Os Portões"(Samuel Johnson #1)
Título Original: "The Gates"(Samuel Johnson #1)
Autor: John Connolly
Tradutor: Dênia Sad
Editora: Bertrand Brasil / Atria Books
304 / 290 páginas
Lançamento: 2013 / 2009
*Adicione no Skoob / GoodReads
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Como todas as suas obras voltadas para o público jovem, John Connolly, em Os portões, apresenta uma história extremamente criativa, com uma linguagem típica dos jovens e várias citações literárias importantes, desde São Tomás de Aquino até a teoria quântica. Como o próprio autor afirma, “um livro precisa, acima de tudo, ensinar às pessoas amar a literatura”. Escrito para um público mais novo do que o de O livro das coisas perdidas, sua obra anterior publicada pela Bertrand, mas, da mesma forma, original, o livro possui várias citações e mensagens subliminares ao longo de toda a trama. Connolly, conhecido por sua criatividade mágica, consegue novamente produzir uma história diferente de todas as demais do gênero. Os portões é uma narrativa divertida e mágica de um menino de 11 anos que, ao lado dos dois melhores amigos e seu cachorro, precisa evitar que os demônios vindos do inferno dominem o planeta Terra. O título do livro refere-se às portas que se abrem para a saída dessas criaturas malignas. John Connolly mistura fantasia, humor e ciência numa história arrebatadora, que prova que aprender também pode ser muito divertido. Com certeza, todo leitor vai se divertir com as notas de rodapé do autor."

"Não eram malvados nem violentos nem cruéis.Eram apenas pessoas entediadas com tempo demais, e esse tipo de gente, no fim das contas, acaba provocando algum dano."(pág. 21)

Oi gente, tudo bom?Desculpe o super sumiço, mas decidi "entrar de férias" e do blog também, e estou dando uma reformulada neste e em breve ele estará bem mais organizado, esta é a primeira resenha do ano, e não podíamos começar melhor, senão com um livro de um autor que adoro e não aguentava mais esperar o lançamento: Sr. Connolly, eu conheci John Connolly pela Bertrand com o livro "O Livro das Coisas Perdidas"(que vocês conferem resenha aqui), que é um que está na lista das minhas melhores leituras, e desta vez é o primeiro volume de uma trilogia de infanto-juvenil misturado com ficção científica e sobrenatural, apesar de não ter gostado tanto como o primeiro que li do autor, posso dizer que foi uma leitura muuuuuito boa.

"Einstein doi um cientista muito famoso, do tipo conhecido até mesmo por quem não sabe nada de ciência.Ele é mais famoso por sua Teoria Geral da Relatividade, em que concluiu que a massa é uma forma de energia, sendo e = mc²(ou energia = massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado), mas ele também tinha senso de humor.Certa vez, disse que todos nós somos ignorantes, mas que cada um de nós é ignorante de um jeito diferente, o que é muito sábio se pensarmos a respeito."(pág. 63)

O livro é narrado em 3ª pessoa, e como disse tem bastante ciência, mas o que gostei foi que o autor não fica do lado nem da ciência e nem da religião, tentando se manter neutro, apenas nas entrelinhas sem apontar diretamente o dedo; a história começa com o menino Samuel(que no começo me lembrou um pouco o menino do filme "Tão Forte, Tão Perto") na escola filosofando e argumentando com o diretor, uma característica do tipo de protagonista que eu gosto, crianças que são inteligentes e insistem em saber, conhecer e pesquisar, e também com o cachorro(lembrei da Baleia de Vidas Secas :'( ), que o acompanha por suas aventuras e assim começa, quando de repente ele vê vizinhos em uma espécie de ritual na casa com número 666 (1º quote), e aí coisas estranhas começam a acontecer.

"Decidiu-se que Timidus deveria ser santificado devido à sua dedicação a evitar coisas ruins e também porque Biddlecombe não tinha nenhum santo na época, e não há nada como um belo santo antiquado para levar os fiéis a um lugar e encorajá-los a gastar dinheiro."(pág. 122)

Um detalhe interessante, meio spoiler , é que neste livro os humanos não são vítimas dos seres e etc, eles reagem e lutam contra os oponentes, e outra coisa legal no livro são as várias notas de rodapé inseridas, ao contrário da maioria dos livros(que muitas vezes é uma chatice parar para lê-las) estas não são cansativas de ler, são divertidíssimas, interessantes e que são relevantes para o entendimento da história, com curiosidades e citações(que também estão no meio da história/2º quote) a figuras históricas, como Carroll, Einsten, Rodin(Portão), e até na ruas como: Poe(Edgar Allan), Lovecraft(H.P.), Blackwood(Algernon).
A narrativa do Connolly é uma das que mais gosto, leve, com um pequeno toque de humanidade e lições desta, conseguindo colocar ciência, mas de um modo simples e entendível; possível spoiler em "Os Portões" um dos lugares onde tem a entrada dos demônios é o Colisor de Hádrons, na Suíça, e ele cria toda uma situação envolvendo cientistas e o menino Samuel(que poderia ter sido melhor aproveitada na história), que é como outra criança qualquer com medos, tristezas e sonhos, e isso que me faz gostar ainda mais do autor, o modo como ele coloca ciência e fantasia em conjunto, se tornando um estilo delicioso de ler, com narrativa ágil, sem enrolações.

"Parece que esse portal tem algumas das características de um buraco negro e outras de um buraco de minhoca .Na teoria, mais uma vez, isso não deveria existir, mas demônios também não deveriam existir, e, apesar disso, um demônio está tomando chá com a gente neste exato momento."(pág.  271)

A edição da Bertrand mantém o estilo do primeiro do autor aqui no Brasil, com relevo imitando couro brilhante, a capa foi mantida como na original na versão de "O Livro das Coisas Perdidas", páginas amarelas e todo o mais, eu tenho ele em inglês/paperback(foto abaixo), só que a capa em uma outra versão; provavelmente a continuação será lançada este ano(The Infernals) e eu não vejo a hora de poder ler!Leiam, pois vale muito à pena, para todas as idades, se divirta com Samuel e seus amigos, os engraçados personagens, desde demônios até os próprios humanos!


PLAYLIST:
-"Mary Jane Holland", Lady Gaga OUÇA AQUI!
-"Evebody Wants to Rule The World, Lorde Version OUÇA AQUI!
-"Atomica", David Bowie OUÇA AQUI!
-"Thriller", Michael Jackson OUÇA/ASSISTA AQUI!

O Autor:

http://www.johnconnollybooks.com/images/john-connolly2-2010-press.jpg
John Connolly nasceu em Dublin, Irlanda em 1968 e já trabalhou como jornalista, barman, funcionário do governo local, garçom, e em loja de departamentos, em Londres. Ele estudou Inglês no Trinity College, Dublin e jornalismo na Dublin City University. Depois passou cinco anos trabalhando como jornalista para o jornal The Times irlandês, para o qual ele continua a contribuir. O Viajante Assassino é o seu primeiro romance. Ele mora em Dublin, mas divide seu tempo entre sua cidade natal e os Estados Unidos.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda