Resenha: "Inferno no Colégio Interno", de Lemony Snicket

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Desventuras em Série: Inferno no Colégio Interno"Inferno no Colégio Interno"(Desventuras em Série #5)
Autor: Lemony Snicket
Título Original: "The Austere Academy"(Unfortunate Evenst #5)
Tradutor: Carlos Sussekind
Ilustrador: Brett Helquist
  200/ 221 pág.s
Lançamento: 2002 / 2000
Editora: Cia das Letras/HarperCollin's Children's Books
*Adicione no Skoob / GoodReads
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2 - Opção 3

"Nada de aventuras emocionantes com final feliz: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são legais e inteligentes, mas a vida deles está repleta de má sorte e infelicidade. Em Inferno no colégio interno, os três irmãos enfrentam caranguejos, provas hiper-rigorosas e os castigos de um internato.
O colégio se transformou em mais um desastroso episódio de suas vidas horríveis. Desta vez, eles precisam escapar de fungos gotejantes e assistir a recitais de violinos, além de entender o complicado sistema métrico e suportar os exercícios de D.O.R. Violet, Klaus e Sunny têm o poder de atrair desgraças.
Quem gosta de histórias alegres não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois as histórias dos Baudelaire são sempre uma desventura pior do que a outra."


Resenhas:
-"Mau Começo"                           #1 CLIQUE AQUI!
-"A Sala dos Répteis"                  #2 CLIQUE AQUI!
-"O Lago das Sanguessugas"       #3 CLIQUE AQUI!
 -"Serraria Baixo-Astral"             #4 CLIQUE AQUI!

"Se vocês tivessem que dar uma medalha de ouro para a pessoa mais detestável do mundo, certamente o prêmio iria para Carmelita Spats, e, se vocês não lhe dessem a medalha, Carmelita Spats era o tipo de pessoa que a tomaria de qualquer maneira.Ela era rude, violenta e nojenta, e é uma lástima que eu tenha de descrevê-la para vocês, porque esta história já tem atrocidades e infortúnios demais para eu ainda mencionar uma pessoa tão desagradável."(pág. 09)

Oi gente tudo bom?Me desculpem esse mês se não tiver muitos posts, é que tô em mês de vestibular e a correria e o stress aumentam cada vez mais, enfim, vamos ao que interessa: a resenha de hoje é de mais um livro de uma série que gosto muito: "Desventuras em Série", acima vocês têm os links com as resenhas anteriores.
Uma coisa que me preocupou um pouco no quarto volume e no começo deste foi de que os livros poderiam começar a ficar sem graça por serem todos do mesmo formato: vão com um tutor, o conde Olaf aparece disfarçado, o mesmo fluxo de ideias e acontecimentos, etc; mas nesse quinto volume mudou um pouco, eles estão praticamente "sem tutor", pois neste estão em um colégio interno(como diz o próprio título), temos o Conde Olaf com um disfarce que poderia se dizer meio tosco, mas bem mais inteligente, e meu deus, a cada livro da série que leio fico com mais ódio do Sr. Poe, gente do céu que ser babaca, me irrita.

" 'Faz parte da tradição', disse ele muito sério, 'aplaudir quando um gênio é apresentado.' "(pág.25)

Acho que a partir daqui as coisas começaram a se intensificar, neste livro surge o "CSC", que é um grande mistério na série, o final muda um pouquinho se comparado aos outros livros, e estou super curioso para começar a ler "O Elevador Ersatz", está aqui do meu lado e quando acabar os três que estão na sua frente na lista de leitura vou devorá-lo; com este quinto volume o Sr. Snicket deu UP na série, e assim nos deixa instigados a continuar a ler, e uma coisa que gosto no autor e nessa série é como tudo é super  pop e cool, os acontecimentos e estrutura da narrativa, apesar de não serem de outro mundo são 'otimamente' construidos, o que eleva a qualidade da escrita e deixa um infantojuvenil prazeroso de ler.

"...'Se tivermos sorte' não é uma frase que nem ela nem os irmãos usavam com frequência.Por motivos óbvios: os órfãos Baudelaire não tinham sorte."(pág. 118)

"Em outras palavras: as coisas tendem a tornar-se mais claras com o passar do tempo.Por exemplo, uma pessoa recém-nascida não faz a menor ideia do que é cortina, e passa boa parte dps primeiros meses especulando por que cargas d'água Mamãe e Papai penduraram pesadas peças de pano sobre cada uma das janelas do quarto.Mas, à medida que a pessoa cresce, a ideia da cortina torna-se mais clara, vista sob o prima da experiência."(pág. 123)

Uma coisa que penso é se um dia chegarei a desistir da série por estar muito triste como o próprio autor diz, mas tenho CERTEZA QUE NÃO, pois a cada livro o amor pelos três órfãos apenas cresce e a curiosidade para saber se terão um final feliz é gigantesca.
A edição acompanha a dos outros livros, páginas amarelas, brochura, ilustrações do Brett Helquist e diagramação linda, é isso aí pessoal, espero que tenham gostado!

Curta aqui a página do fã-clube brasileiro: https://www.facebook.com/OsBaudelaire?fref=ts

PLAYLIST:
-"Run", P!nk OUÇA AQUI!
-"All Alright", Fun. OUÇA AQUI!
-"Light a Roman Candle With Me", Fun. OUÇA AQUI!

O AUTOR:
http://fc00.deviantart.net/fs71/f/2011/147/d/d/lemony_snicket_by_lapislazulilawliet-d3hcz6y.jpg
Daniel Handler (nascido em 28 de fevereiro de 1970 em São Francisco) é um escritor e cineasta americano. Ele escreveu os romances The Basic Eight e Watch your Mouth. É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade.
Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava.


Um comentário:

  1. Minha meta de ano novo é ler essa série. Comecei uma vez mas li só os 3 primeiros livros e parei por falta de tempo. É tão legal *.*

    Adoro suas resenhas.

    Beijos seu lindo!

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda