Resenha: "A Revolução dos Bichos", de George Orwell @cialetras

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A Revolução dos Bichos"A Revolução dos Bichos"
Título Original: "Animal Farm"
Autor: George Orwell
Tradutor: Heitor Aquino Ferreira
147/112 pág.s
Editora: Cia das Letras/Plume/Longman Publishing Group
Lançamento: 2007/2003/1945
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2
*Adicione no skoob / goodreads

"Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto."

"Então, camaradas, qual é a natureza desta nossa vida?Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta.Nascemos, recebemos o mínimo alimento necessário para continuar respirando, e os que podem trabalhar são exigidos até a última parcela de suas forças; no instante em que nossa utilidade acaba, trucidam-nos com hedionda crueldade.Nenhum animal na Inglaterra é livre.A vida do animal é feita de miséria e escravidão: essa é a verdade nua e crua."(pág. 12) 

Olá pessoal, tudo bom?A resenha de hoje é de um clássico da literatura, publicado originalmente em 1945 após muitas recusas de editoras e a censura da época, "A Revolução dos Bichos" é uma grande analogia ao ser humano, como o homem é o "animal irracional", e também, é claro o modelo soviético sob a ditadura de Stálin, o mito soviético, e na época da Guerra Fria, foi usado como arma anticomunista, retratando comunistas como os porcos, também se tem acontecimentos como o "Encontro de Teerã" que são representados no livro.

"Pouco mais tenho a dizer.Repito apenas: lembrai-vos sempre do vosso dever de inimizade para com o homem e todos seus desígnios.O que quer que ande sobre duas pernas é inimigo, o que quer que ande sobre quatro pernas ou tenha asas é amigo.Lembrai-vos também que na luta contra o homem não devemos ser como ele.Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios.Animal nenhum deve morar em casa, nem dormir em camas, nem usar roupas, nem beber álcool, nem fumar, nem tocar em dinheiro, nem comerciar.Todos os hábitos do Homem são maus.E principalmente, jamais um animal deverá tiranizar os outros animais.Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos.Todos os animais são iguais."(pág. 15)

Orwell descreve claramente o processo de uma ditadura e da busca eterna pelo poder, é incrível como no começo se tem a "união" de todos até que no fim está totalmente oposto as ideias de revolução pregadas no início do movimento; como o controle dos outros através de sua ignorância: no livro se tem os sete mandamentos que todo animal deveria seguir, como não usar roupas, não dormir em camas, etc, e ao decorrer e piora da situação são acrescentadas algumas palavras que mudam totalmente o sentido do que foi pregado anteriormente, e assim como os animais que não sabiam ler(os porcos sabiam e alguns outros um pouco somente) aceitam por não terem esse conhecimento e pensarem terem esquecido e a regra ser assim mesmo, como a citação de um prefácio de Orwell:
"Vivenciar tudo isso foi uma lição valiosa: ensinou-me como é fácil para a propaganda totalitária controlar a opinião de pessoas educadas em países democráticos."(pág. 143)
.Com o desenrolar da história vemos a personificação do homem no animal, que antes buscava pela igualdade e abolia o homem e agora é igual a ele.

"Os animais ouviam Napoleão depois Bola-de-Neve, e não chegavam a conclusão nenhuma sobre quem tinha razão; na verdade, estavam sempre de acordo com quem falava no momento."(pág. 46)

Originalmente escrito para ucranianos proletariados, e por isso a linguagem simples, Orwell sofreu uma grande repressão para a publicação(como disse acima), tanto é que é proibido até hoje em países como Coréia do Norte, Mundo Islâmico, etc.Na época a CIA foi contra a publicação e depois de conflitos até ajudou na distribuição do livro, usando-o como uma arma anticomunista.
Podemos dizer que Orwell é um grande visionista com em 1984 e

"Todo aquele ano, os bichos trabalharam feito escravos.Mas trabalhavam felizes; não mediam esforço ou sacrifício, cientes de que tudo quanto fizessem reverteria em benefício deles próprios e dos de sua espécie, que estavam por vir, e não em proveito de um bando de seres humanos preguiçosos e aproveitadores."(pág. 52)

O livro tem diagramação normal, com páginas amarelas(que amo), e após o final vem um posfácio escrito por Christopher Hitchens em 2006 e dois apêndices: dois prefácios escritos por Orwell para esse livro, sendo um para a edição ucraniana.Eu gostei muito e recomendo, além de ser um clássico com lingaugem simples e leitura divertida, é uma lição de revolução e seu processo e uma mega aula de História e Geografia e conhecimento.
Abaixo outras citações de Orwell nos apêndices:

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir.As pessoas comuns ainda acreditam vagamente nessa doutrina e agem de acordo com ela."(pág. 139)

"Até 1930 eu não me considerava totalmente socialista.Na verdade, nunca tive opiniões políticas claramente definidas.Tornei-me pró-socialista mais por desgosto com a maneira como os setores mais pobres dos trabalhadores industriais eram oprimidos e negligenciados do que devido a qualquer admiração teórica por uma sociedade planificada."(pág. 142)

"TODOS OS BICHOS SÃO IGUAIS, MAS
ALGUNS BICHOS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS"
(pág. 106)

O Autor:

Foto -Eric Arthur Blair
Eric Arthur Blair foi um jornalista, ensaísta e romancista britânico, que escreveu sob o pseudônimo George Orwell. Sua escrita é marcada por descrições concisas de eventos e condições sociais e o desprezo por todos os tipos de autoridade. É mais conhecido por suas duas obras maiores, Nineteen Eighty-Four, crítica ao autoritarismo, e Animal Farm, uma sátira ao stalinismo.

É isso pessoal, espero que tenham gostado, é um pouco difícil escrever a resenha de um mega clássico, super obra, espero que tenha ficado bom, comentem!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda