Resenha: "Profecia", de S. J. Parris @thestephmerritt @editoraarqueiro

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Profecia"Profecia" (Giordano Bruno, Livro 2)
Título Original: "Prophecy" (Giordano Bruno, book 2)
Autor: S. J. Parris
Tradutor: Maria Luiza Newlands
Editora: Arqueiro / Doubleday
319 / 375 pág.s
Lançamento: 2013 / 2011
*Adicione no skoob 
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Outono, 1583. Traidores tramam uma invasão para depor Elizabeth e alçar a rainha católica Maria Stuart ao trono. Ao mesmo tempo, um fenômeno astrológico que supostamente proclama o fim de uma era faz circular em Londres diversas profecias terríveis sobre o futuro, que chegam até a pressagiar a morte da soberana.

O filósofo, cientista e monge excomungado Giordano Bruno, perseguido pela Inquisição em Roma, é hóspede na casa do embaixador francês em Londres. Ele trabalha em segredo para o serviço de inteligência de Sua Majestade. Sua tarefa é reunir provas que ajudem a desvendar uma rede de dissidentes católicos.
Sua vida de agente duplo exige muita cautela: embora o anfitrião lhe demonstre confiança irrestrita, sua esposa está determinada a seduzir Bruno para descobrir seus segredos.
Quando uma dama de honra da rainha é misteriosamente assassinada na corte, o filósofo é arrastado para uma trama ainda mais delicada. Símbolos astrológicos gravados no corpo da jovem levantam suspeitas de magia negra, mas é possível que tudo não passe de uma ardilosa encenação com o objetivo de deixar a população em pânico.
A morte de mais uma moça lança Bruno numa sinistra perseguição. Alguém parece estar decidido a executar um sofisticado plano de vingança em nome da religião. Mas quem? Cercado de inimigos numa cidade hostil, ele terá que encontrar a resposta se quiser salvar a própria vida."

"Sem aviso, as chamas de todas as velas do canto do aposento tremulam e enfraquecem, como se uma repentina lufada de vento houvesse entrado, mas o ar está parado.Ao mesmo tempo os pelos do meu braço se arrepiam e estremeço: um sopro frio desce sobre nós embora lá fora a claridade do dia não tenha terminado." (pág. 05)

Olá pessoas tudo bom?Hoje venho aqui com a resenha do 2º volume da série Giordano Bruno, uma das que eu amo demais, o primeiro livro(HERESIA), foi demais e contribuiu até para a minha vida pessoal e meu conceito das coisas, e "Profecia", é o segundo volume, estava contando os meses e dias até o lançamento e chegou e eu li a nova aventura de Giordano Bruno sem esperar o que ia acontecer, e nesse volume o principal assunto é a disputa entre os Cristãos(principal na Roma) e Protestantes(principal na Inglaterra).

"Todas as coisas chegaram quase à sua plenitude.O próprio tempo será alterado, e estranhas serão as maravilhas contempladas.A água vai perecer em fogo, e uma nova ordem surgirá daí." (pág. 07)

 Essa é uma série onde os livros contém um grande material histórico com uma mistura de policial e nesse além da Inquisição, da queima de livros proibidos, de toda a ignorância existente tem, como disse acima, a luta do Cristianismo x Protestantismo e a disputa para manter ou tirar Elizabeth Tudor do trono e por Marie Stuart ou outro(a), eu esperava um pouco mais do livro, apesar de ter gostado bastante e adorar o protagonista da história(um dos meus personagens fictícios preferidos), achei a história com menos tensão do que poderia ter colocado, esse livro veio com mais acontecimentos e maior dinâmica do que no primeiro.

"Li livros proibidos pelo Santo Ofício.Abandonei a ordem dominicana sem permissão.Escrevi que a Terra gira em torno do Sol, que as estrelas não são fixas e que o Universo é infinito. - Dou de ombros. - Entre outras coisas." (pág. 29)

E aí que começa minha crítica: era gigante a ignorância do povo, matar e causar sofrimento por a outra pessoa acreditar em outra ideia diferente da sua, Giordano Bruno acredita e tenta provar o  heliocentrismo(sol no centro da galáxia), que o universo é infinito e outras, e é revoltante como muitos dessa época foram exilados(como Bruno que fugiu para a Inglaterra), morreram e foram torturados, e imaginar como já teríamos avançado e era para estarmos bem a frente na ciência e tecnologia se esse "movimento" e comportamento da igreja e sociedade da época não fosse feito, mas fazer o que é passado e história, o que temos que fazer é lutar para atualmente abrir nossa cabeça e sermos o menos ignorante e preconceituosos que pudermos, buscar conhecimento a todo momento, pois isso só trás  coisas boas a nós mesmos.

"As pessoas falam de magia para encobrir sua ignorância." (pág. 33)

A diagramação é super simples e segue o modelo dos livros da Aqueiro: capa fosca com o título em verniz, páginas amarelas(amo demais *___*) e sem muitos detalhes, o livro se passa em setembro, outubro e novembro de 1583, e agora estou super ansioso para o terceiro livro(Sacrilege) e será que o Bruno vai lançar seu livro?Quem o perseguirá desta vez?E entrando no GoodReads hoje, descobri que já tem um novo volume(Treachery) que vai ser lançado em Junho exterior, é uma série que dou graças a Deus de a Arqueiro manter as capas originais(são lindas), e bom, agora é esperar e quem ainda não leu, ler a série!Não perca tempo!!!

"-Falava-se muito de seus conhecimentos em Paris, sabe - interrompeu ela, torcendo num dedo um cacho de cabelo solto. - Diziam que você estava ensinando o rei Henrique a invocar demônios para que ele pudesse ficar do lado da rainha herege Elizabeth contra o papa." (pág. 152)

A autora:

S. J. Parris
S. J. Parris é pseudônimo de Stephanie Merritt.Nascida em 1974, ela trabalhou como crítica e articulista em diversos jornais e revistas, bem como no rádio e televisão.Atualmente, escreve para The Observer e The Guardian e vive no sul da Inglaterra com o filho.

Outras capas de Profecia e Sacrilege(livro 3):

Prophecy 
Prophecy 
 Il libro del potere (Giordano Bruno, #2) 
 ----------     x     ----------
Sacrilege (Giordano Bruno # 3) 
  Sacrilege
Sacrilege.

Booktrailer de "Profecia"(em inglês):


Booktrailer de "Sacrilege"(em inglês):


Cada vez vou ficar mais ansioso para Sacrilege, não quero nem ver!

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda