Resenha: "O Motivo", @Patrick_Ness

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O Motivo"O Motivo"
Título Original: "The Knife off never leting go"(Chaos Walking, book 1)
Autor: Patrick Ness
Tradutor: Marcelle Barros Soares
Editora: Pandorga/Walker
447 pág.s
Lançamento: 2011
*Adicione no skoob
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Todd Hewitt é um garoto de doze anos, o último menino de Prentisstown, uma cidade de homens. Ele vive em um mundo cheio de "ruído" em que os pensamentos privados de todo homem e animal são audíveis. Em um mês ele estará com treze anos e será um homem. Mas a cidade está mantendo segredos para ele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentissburgo junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu. A cada página, o leitor ficará cada vez mais ligado a Todd e Viola, com sua história de amizade, e sentirá afeição genuína por Manchee, cão e ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma história sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas em loucura e armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para ajudá-lo a sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos numa arma."

"-E todas essas palavras feias que esta dizendo? - ele pergunta. - Saiba que eu ouvi tudo.Seu Ruído te revela.O Ruído revela todos nós. " (pág.14)

Olá leitores queridos, tudo bom?A resenha de hoje é de um livro que mistura distopia, mundos diferentes, extraterrestres, tecnologia e muito mais, conta a história de Todd Hewitt, que é o último garoto atualmente(até 13 anos) em Prentissburgo, e vou usar o quote abaixo para explicar melhor e dar uma introdução:
"De qualquer forma, essa é a história que passa no Ruído, então quem sabe como realmente era antes?Porque depois, claro, eu nasci e tudo mudou.Os spackles liberaram seu germe matador de mulheres e foi o fim pra minha mãe e a guerra começou e foi vencida e esse foi praticamente o fim pro resto do Novo Mundo.E lá estava eu, apenas um bebê, sem saber de nada, e claro que eu não era o único bebê naquela época, tinha montes de bebês, e de repente só metade de uma cidade formada por homens pra cuidar de todos os bebês e garotos.Por isso muitos morreram e eu estava entre os sortudos porque era natural que Ben e Cillian me abrigassem e me alimentassem e me criassem e me educassem e me possibilitassem continuar vivo." (pág.38)

"Nenhum garoto conversa com outro garoto quando completa treze anos." (pág. 16)

Como disse antes, é uma distopia, onde o autor criou um novo mundo, novos seres e novas características, como por exemplo: neste novo mundo 1 ano tem 13 meses, e os homens são garotos até os 13 anos e após disso são homens, tem 2 luas.
Antes de ler pensei que era uma ficção totalmente diferente, algo mais como a realidade e não tão fantasia, eu me surpreendi e gostei bastante do livro, é narrado em 1ª pessoa pelo Todd que recebe a companhia de seu cachorro(Manche) durante todo o livro, o interessado é que seu companheiro Manche fala, só que como cachorro, ele não é 100 % racional como um ser humano, é como se falasse o que pensasse, pausado também é claro, mas como um cachorro que latisse palavras.

"Não existe o silêncio.Nem aqui, nem em  nenhum outro lugar.Nem quando você está dormindo, nem quando está sozinho, nunca." (pág. 23)

O Ruído que vocês irão ouvir falar muito no livro é o pensamento, foi espalhado um vírus pelos spackles que levou a todo mundo poder escutar os pensamentos de todos, então se você pensa, a pessoa ao seu lado ouve o que você pensou, e isso pode ser bem ruim em determinadas situações, e o autor usou esse detalhe para poder fazer várias reflexões psicológicas, e bom, uma das coisas que mais gostei do livro é depois quando o Todd vai descobrindo as verdades sobre seu mundo e sua vida, não vou falar mais aqui para não soltar spoiler.
O mundo que Todd vive não tem mulheres, somente homens, então isso significa que um dia a população vai acabar, concordam?Bom, leiam para descobrir, e uma das coisas do futuro no livro que achei bem legal são os curativos, que são feitos de tecido humano sintético, que é colocado no lugar e depois queo ferimento é tratado ele sai sozinho, e também é um processo mais rápido por ser tecido humano, mesmo que sintético.Um detalhe que achei que já vi em outros livros/séries, mesmo sem querer soltar spoiler aqui, é o personagem principal não conseguir matar, devido a seus sentimentos antigos ou por consequência de um trauma, mas isso é apenas um detalhe que achei em comum.

"Manche e eu passamos, o mais silenciosamente possível, pela porta da igreja.O Ruído da oração vem de dentro, tem um sentimento especial nele, um sentimento lilás, doentio especial, como se os homens estivessem sangrando ele pra fora, mesmo sendo sempre a mesma coisa, mas o sangue lilás continua saindo.Ajude-nos, salve-nos, perdoe-nos, ajude-nos, salve-nos, perdoe-nos, tire-nos daqui, por favor, Deus, por favor, Deus, por favor, Deus, apesar que, até onde eu sei, ninguém nunca escutou nenhum Ruído desse tal Deus como resposta." (pág. 31)

 A diagramação do livro é simples, a capa é diferente da versão americana, mas também é muito bonita, é fosca e os detalhes do título e da lombada são em verniz, o próximo volume já foi lançado aqui no Brasil: "A Missão" e lerei em breve!Confiram abaixo a playlist, e não esqueçam de comentar, por favor pessoas!Até o próximo post! o/

Abaixo outras capas:

The Knife of Never Letting Go (Chaos Walking, #1)  The Knife of Never Letting Go (Chaos Walking, #1)

"- Matar alguém não é nem um pouco como se conta nas histórias - eu digo. - É bem diferente."

O Autor:

 
Patrick Ness, um romancista premiado, escreveu para a rádio da Inglaterra 4 e Sunday Telegraph e é um crítico literário do The Guardian. Ele tem escrito muitos livros, incluindo a trilogia Chaos Walking, The Crash of Hennington e Topics About Which I Know Nothing. Nascido na Virgínia, ele vive atualmente em Londres. 

PLAYLIST:

-"E.T.", Katy Perry - ASSISTA/OUÇA AQUI!
-"The Scientist", ColdPlay - ASSISTA/OUÇA AQUI! 
-"Last Goodbye", Ke$ha - OUÇA AQUI!
-"Ameno",  ERA ASSISTA/OUÇA AQUI!

Um comentário:

  1. Oi, tudo bom?
    Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mais a história me parecer ser bem interessante. amei sua resenha (:

    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda