Resenha: "Clube da Insônia", @Ticostacruz @belasletras

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Clube da Insônia"Clube da Insônia"
Autor: Tico Santa Cruz
Editora: Belas Letras
103 pág.s
Lançamento: 2012
*Adicione no skoob
Onde Comprar: (COMPARE AQUI!MELHORES PREÇOS!)

"Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer."

"Não vou ficar para ver o dia nascer.
A noite me basta
Sou da noite, gosto das estrelas, da lua, dos planetas distantes, da possibilidade de avistar uma luz vagando pelo céu poluído das cidades grandes.
De, sem querer, ser um vaga-lume piscando por entre os arbustos, quando estou passeando por alguma floresta.
O silêncio.
O medo.
A angústia.
Os encontros e desencontros.
A luxúria."

Olá pessoas tudo bom?Estou aqui com a resenha do novo livro do vocalista da banda Detonautas, Clube da Insônia, pela Belas Letras.
Eu pensei que o livro seria com uma história ou coisa do tipo, mas se trata de, como posso dizer, um diário feito pelo autor, tem várias imagens, e tem de quase tudo, de crônicas, poesias a acontecimentos reais do cotidiano do autor.É dividido em duas partes: a primeira como uma conversa com si mesmo, e a segunda com críticas sociais.
"Não ligue para as ofensas, para os que, em sua incompetência,  não podem oferecer mais do que o desejo do seu fracasso.Faça dessa energia opositora mais um combustível para novos desafios.O risco é necessário.O desconforto é necessário, tira da inércia, modifica a realidade, transforma a percepção."

O livro é bem pequeno(103 pág.s) e também conta com várias imagens, então a leitura é super rápida, você lê em um instante, mas é bem reflexivo e principalmente na parte das críticas faz você repensar algumas situações e atos do nosso dia-a-dia, eu não conheço nada do autor, ele tem outro livro lançado "Pólvoras, Chumbo e Sexo", mas ainda não li.
Durante a leitura se nota a utilização do Discurso Indireto Livre, também contando com a ausência de pontuação como, exclamação, vírgulas, etc algumas vezes, mas não prejudica a leitura em nenhum modo e faz parte do estilo do autor; é narrado em 1º pessoa.

"Vou acreditar que sim.
Vale a pena a luta.
Mesmo vivendo em uma nação.
Cercados de filhos da puta."

A diagramação deu um valor para o livro, a Belas Letras acertou em cheio na diagramação, tem várias ilustrações, as páginas são uma mescla do amarelo comum e as páginas pretas, dentro da capa tem um arabescos bem diferentes e legais, e eles são os mesmos no começo de cada capítulo, um presente bem legal.

"Vocês são esquisitos, têm vergonha de fazer amor, de ver os outros fazendo amor, mas não têm vergonha de matar, de agredir seus semelhantes e a nós, animais, que pertencemos a uma natureza comum.Aliás, todos somos animais, mas vocês, por uma prepotência elevada a uma potência infinita, vão discriminando raças e espécies e dividindo o planeta entre legendas que, cientificamente, qualificam racionais e irracionais."

O Autor:

 Foto -Tico Santa Cruz
Nascido no Rio de janeiro em 30 de setembro de 1977 sob o signo de libra. Cursou Ciências Sociais na UFRJ, Comunicação e Ed. Física não tendo concluído nenhuma das três cadeiras por conta de sua dedicação total ao DRC. Compositor, escritor e poeta criou o grupo de performance social chamado "Voluntários da pátria" que leva música, debates e cultura para escolas e penitenciárias de todo o Brasil.

"E que futuro um povo omisso como o brasileiro merece?
Uma copa do mundo?
Uma cerveja no botequim?
Qual será o teu fim no final?
Embrulhado com saco plástico preto ou envolto em um jornal?
Terá velas no teu funeral?"

Um comentário:

  1. Gostei da capa bem bacana (:
    O livro parece ser bom, mas não vai estar no meu TOp 10 de 2013 concerteza rs

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda