Resenha: "O Azarão", Markus Zusak @BertrandBrasil @Markus_Zusak

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Azarão "O Azarão"
Título Original: The Underdog(1999)
Autor: Markus Zusak
Tradutor: Ana Resende
Editora: Bertrand Brasil
175 pág.s
Lançamento: Novembro/2012
*Adicione no skoob
Onde Comprar: CLIQUE AQUI!MELHORES PREÇOS!

"Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu uma trilogia de sucesso que somente agora está sendo publicada no Brasil. O primeiro título chama-se O Azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que inciaram a carreira estelar desse autor. Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos, na pequena casa onde todos moram juntos. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida. - "Tento ser humano em minha escrita. Comecei a escrever porque era o caminho natural. Durante o ensino médio eu era muito introvertido. Sempre tinha histórias na cabeça. Então comecei a escrevê-las." - Markus Zusak "

"Estávamos vendo tevê quando decidimos assaltar o dentista
-O Dentista? - perguntei para o meu irmão.
-Claro, por que não? - Foi a resposta que ouvi - Você sabe quanto dinheiro entra numa clínica dessas durante o dia?Chega a ser obsceno.Se o primeiro-ministro fosse dentista, o país não estaria do jeito que está agora, sério.Não haveria desemprego, nem racismo, nem machismo.Só dinheiro."

Oi gente, tudo bom?A resenha de hoje é o novo lançamento da Bertrand e o segundo livro do autor de A Menina que Roubava Livros lançado aqui no Brasil.
O Azarão conta a história de Cameron, um adolescente que vive uma vida, bom de um "adolescente" classe média, sempre andando com seu irmão Rube, e vive com seus pais, Steve, o irmão mais velho e Sarah que sempre está em amassos com seu namorado no sofá da sala.

"Tenho uma família, sim que não funciona muito bem sem molho de tomate."


Eu gostei do livro, apesar de o achar, como posso dizer, meio vazio, sem acontecimentos, é uma parte não muito explorada na literatura sobre adolescentes, que é a dura realidade, a monotomia da vida, o livro é  como uma bio do autor(não que seja, apenas comentando que se parece), ele foi o primeiro escrito do autor, um "projeto paralelo" enquanto ele estava num momento encontrando dificuldade com outras histórias, então...
Apesar de ter lido em basicamente 1 dia e meio, o interessante do livro é isso, você tem que ler, mas prestando atenção na narrativa e no decorrer da história, ao final de cada capítulo tem um sonho, ás vezes possível, outras irreal e fantástico, achei muito divertido de ler os sonhos, teve um ou dois que achei "ele não pode sonhar desse jeito", mas é um sonho então all can be happen, o livro é bem pequeno, apenas 175 páginas e com letras grandes, apesar de esperar muito mais do livro eu gostei bastante e estou bem ansioso para ler o próximo volume da Trilogia dos Irmãos Wolfe, ainda não sei quando vai lançar o próximo volume, mas aviso vocês quando tiver essa informação.


"Algumas vezes eu pensava nela nua, mas nunca durante muito tempo.Não queria ela só para isso.Sério."


Esse livro me lembrou um pouco "Cidade Mágica", só que com menos acontecimentos, pelo tamanho e também como disse antes é a dura, depressiva e monótoma realidade de um adolescente(pelo menos a minha).No começo pensei que não iria me identificar com o protagonista, mas depois a leitura foi fluindo e aumentou o grau de afinidade, por isso recomendo a todos a lerem, primeiro por ser o juvenil adolescente do Markus Zusak, é diferente de A Menina que Roubava Livros por ser uma ficção da vida de um adolescente(como posso dizer), mas vale muito a pena e é muito divertido se identificar como o adolescente e viver a vida e as locuras de um!


"- Ah, cala a boca.Confesso que tive meus altos e baixos, mas isso tem que parar por aqui.Não acredito no que estou dizendo, mas eu tenho que crescer."

Bom, sobre a diagramação é bem simples por dentro, gostei da fonte do título da capa, como se fosse escrito com tinta ou lápis, e no início dos capítulos os números são desse jeito; a capa é fosca aveludada(como a de Fallen, Cidade Mágica, etc) e apesar de ouvir pessoas que não gostaram da capa, eu gostei batante, a capa originas é bem legal, quero ver como a Bertrand fara as próximas capas, vejam abaixo as outras capas.A playlist pode não ter um pouco a ver, mas são as músicas que eu lembrei durante a leitura, por hoje é isso gente, comentem que vem promoção!

"Me sentia ansioso, sujo, doente, só por ser eu.Qual era o problema comigo?"

PLAYLIST:

-Try, P!nk - OUÇA/VEJA AQUI! 
-Born To Die, Lana del Rey OUÇA/VEJA AQUI!

Eu achei no Psychobooks a ordem da trilogia, vejam abaixo:

Trilogia Irmãos Wolfe:
1- O Azarão (2012);
2- Fighting Ruben Wolfe (disponível em inglês);
3- Getting the Girl (disponível em inglês);

"- Ele está lutando contra o mundo.
E, agora, observo o azarão no meio do círculo lutar, pôr-se de pé, cair e voltar a se apoiar nos quadris e nos pés, e lutar de novo. Ele continua na luta, por mais que caia. Levanta.Algumas pessoas comemoram. Outras riem agora e xingam."


The UnderdogUnderdogs





 Comentem pessoas queridas!Por favor!!!

Um comentário:

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda