Resenha: "Estilhaça-me", de Tahereh Mafi

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Estilhaça-meEstilhaça-me
Autor: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
304 pág.s
Lançamento: 2012
Tradução: Robson Falchetti Peixoto
*Adicione no Skoob
Onde comprar: MELHORES PREÇOS
"Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro."

A história começa com Juliette relatando como foi e está sendo sua vida presa neste calabouço por um assassinato que cometeu sem o propósito, sozinha, com frio, se alimentando horrivelmente, um mundo distópico que Tahereh Mafi criou, com a comida, florestas e animais praticamente dizimados e extintos.

"Estou aprisionada há 264 dias.
Não tenho nada senão um caderno e uma caneta quebrada e os números na cabeça para me fazer companhia.Uma janela.Quatro paredes.Espaço de 1,48 m².Vinte e seis letras de um alfabeto do qual não fiz uso em 264 dias de isolamento."

 As características mais vísíveis no modelo de escrita da autora são a repetição de palavras, quando ela demonstra o quanto o sentimento está sendo forte, seja ele de amor, desejo ou raiva; senti que algumas partes faltaram algumas vírgulas na escrita não sei se por erro de digitação ou da autora mesmo, mas nada que prejudicasse o entendimento da leitura, e também o uso do grifar(não me lembro o nome disso, ex: quote abaixo), de como isso fosse uma ironia, desejo da personagem.Neste livro achei muitos quotes no começo, várias frases eu ia lá com o post-it verdinho e marcava, encontrei vários erros de digitação, acho que faltou a editora dar uma reforçada na revisão.

"Não há tantas ávores como antes, é o que dizem os cientistas.Eles dizem que nosso mundo costumava ser verde.Nossas nuvens costumavam ser brancas.Nosso Sol era sempre o tipo certo de luz.Mas tenho frágeis memórias desse mundo.Não me lembro muito de como era antes.A única existência que conheço agora é a que me foi dada.Um eco do que costumava ser."

Não sei se por consequência da personagem principal ficar muito tempo sozinha, uquando ela consegue ficar em contato com outro personagem, no caso Adam, seu amor, ficou bem romântico, pra mim algumaz vezes cansativo, esperava um pouco mais do livro, mas gostei muito, o que realmente me deixava elétrico na leitura era quando a autora introduzia a parte científica e ação.

"Meus pais pararam de tocar em mim quando passe a engatinhar.Fiz meus colegas de classe chorar só por lhes segurar as mãos.Os professores me faziam trabalhar sozinha para que eu não machucasse as outras crianças.Nunca tive um amigo.Nunca conheci o aconchego do abraço de uma mãe.Nunca senti a ternura do beijo de um pai.Eu não sou louca."

Gostei muito das analogias que a autora fez, de como ela mesmo diz no livro: o ato de estar "abusando" da natureza, de como na história uma árvore, uma comida boa e animais é uma raridade, e no caso os animais terem sumido mesmo, que em minha opinião é o que tende a acontecer mesmo.E também, em relação a Juliette por causa desse dom problema, o fato de seus pais, e todos nem tocarem nela e a rejeitarem por isso, e de como as pessoas, a sociedade atual nem "toca" em você pelo simples fato de você não ser como todos, pelo medo de você ser diferente.

"Sei por que fui atirada da margem do planeta e há dezessete anos ando tentando me segurar.Há dezessete anos ando tentando escalar de volta, mas é quase impossível segurar a gravidade quando ninguém está disposto a lhe dar a mão."


A diagramação é diferente, mas simples, com o detalhe no começo de cada capítulo, a capa é linda demais, e a Novo Conceito colocou ela brilhante que ficou mais linda ainda, mas para os que imaginam a capa dos próximos livros, a autora anunciou as novas capas que serão lançadas nos próximos volumes e o relançamento do primeiro:

Vol.1

Vol.2
Extra contado pelo vilão da série
"-Tinha esquecido meu próprio rosto - sussurro.
-Apenas não esqueça quem você é - diz ele.
-Eu não sei mesmo.
-Sim, você sabe. - Ele ergue meu rosto. - Eu sei."

Playlist:

-Princess Of China - Coldplay & Rihanna - Vagalume
-Somebody That I Used To Know - Gotye - Vagalume 
-Dark Paradise - Lana Del Rey - Vagalume 

Foto -Tahereh Mafi
Ela tem 24 anos. Nasceu em uma cidadezinha de Connecticut e hoje mora em Orange County, California - onde bebe muita cafeína e acha o tempo muito perfeito para seu gosto. Quando não encontra um livro, ela pode ser vista lendo papéis de bala, cupons e receitas antigas. "Estilhaça-me" é seu livro de estreia e o primeiro de uma trilogia. "Foreign rights have sold in 20 territories to-date and film rights have been optioned by 20th Century Fox. Her work is represented by Jodi Reamer of Writers House, LLC"

Com 10 comentários eu solto a promoção valendo o kit do livro!Comentem pessoas!Abraços!
 

5 comentários:

  1. Otima resenha. Fiquei curioso pra ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. O livro é ótimo, gostei demais tem um bom ritmo o que me agradou li o livro em 4 dias.E eu demoro muito a ler e ele foi rapido e estou mega ansiosa para ler o segundo e sua resenha ficou 1000.bitokas

    ResponderExcluir
  3. Sou louca por este livro mais ainda não tive oportunidade para ler , Conhecer melhor história de Juliette.

    ResponderExcluir
  4. Achei o livro bom, nada de espetacular, mas em todo caso consegui levar a leitura de modo leve. O que me incomodou mesmo foi o Adam, e todo aquele perfil de bom moço, lindo, incrível,educado, sedutor e blá blá blá, francamente achei ele um verdadeiro tédio. Já o Warner trouxe muitas coisas interessantes para o enredo, a própria relação dele com a Juliette, sua obsessão e toda a sua loucura, pra mim foi muito mais interessante do que o Adam, fiquei querendo conhecer mais do personagem. O final foi bem fraco, mas como é uma série estou esperançosa quanto a continuação.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha, fiquei curiosa para saber o final....

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda