Resenha: "Bruxas, Bruxos, e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar", seleção de Joseph Jacobs

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bruxas, Bruxos, e os Feitiços Mais Cruéis Que se Podem ImaginarBruxas, Bruxos, e os Feitiços Mais Cruéis que se Podem Imaginar

Seleção por Joseph Jacobs
133 pág.s
Editora: Martin Claret
Lançamento: 2011
Onde Comprar: Buscapé , Fnac , Ponto Frio , Extra
Bruxas... Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas. É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer. Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo – o mago celta que ajudou o Rei Artur? Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. Nele, você encontrará 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes – às vezes cruéis, outras, divertidos. Mas tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado.
Oi gente, tudo bom?A resenha dessa semana é do Livro "Bruxas, Bruxos, e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar", é uma seleção de contos de fadas celtas feita por Joseph Jacobs, o livro é pequeno, com apenas 133 pág.s e 10 contos, tem uma linguagem um pouquinho diferente, li rapidamente.
O que chama muito a atenção é essa capa muito bonita, dentro o livro vem com algumas ilustrações bem legais também.As histórias tem uma característica em comum com as fábulas, algumas tem uma moral no final e uma narrativa curta

"Não diga a nenhuma alma viva nada sobre mim - e Sorte estará com você."

Apesar de o subtítulo dizer "os feitiços mais cruéis", o livro não é tão aterrorizante e trágico, lembra o cenário medieval, os contos são divertidos e dá para você passar um tempo desligado da realidade.
Os dois que mais gostei foi o "A Dama do cavalo e Powel, o príncipe de Dyfed"( no qual alguns cavaleiros tentam chegar perto e conversar com uma mulher, só que quanto mais andam/cavalgam, mais longe ela fica deles), "Paddy O'Kelly e a Doninha"(no qual Paddy pega/rouba as moedas de uma doninha, que ele descobre não ser somente um animal) e "As Mulheres de Chifres"(no qual doze feiticeiras/mulheres de chifre entram na casa de uma rica mulher sem dizer nada).

"-Sob o poder da arte dos druidas, você não dormirá duas noites em uma casa, não terminará uma segunda refeição sentado em uma mesa, até que me traga a espada de luz e notícias da morte de Anshgayliacht."


PRINCESAS - E Damas Encantadas
É muito bom também o texto de introdução de Taís Gasparetti "Por que ler contos de fadas"? que vem antes dos contos no livro.A editora também publicou o outro volume de Contos de Fadas Celtas - Princesas e Damas Encantadas:

Se interessou pelo livro?Comente aqui e em breve, se tiver bastante comentários posto o sorteio!
COMENTE AQUI E CONCORRA A UM KIT DE MARCADORES!!!
(o sorteio ocorrerá somente se essa resenha tiver 10 ou mais comentários)

11 comentários:

  1. Guilherme,
    Acho que histórias sobre bruxaria têm um costume de atrair leitores que curtem esse lado mais sobrenatural. De minha parte, sempre fico curiosa pra saber o que acontece, ainda mais em relação a essas raízes medievais, de onde surgiram os mitos e histórias que vêm sendo contadas desde muito tempo atrás.
    Esse "Princesas e Damas Encantadas" também me interessou.

    Beijos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. Achei essa capa bem interessante..adorei a historia, gosto bastante de historias desse tipo...

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito desse tipo de livro, com contos e histórias curtas. O tema desse livro é muito interessante, histórias de bruxas e feiticeiras. O título e a capa são muito interessantes também.

    ResponderExcluir
  4. Legal, parece muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Contos de fadas ou bruxas e princesas como é o caso sempre fizeram parte do imaginário popular.
    Muito legal essa coletânea nos relembrando alguns deles.

    Bjuss

    Nâna

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é legal. A capa e a diagramação são incríveis. Embora a história não tenha atendido às minhas expectativas, foi uma boa leitura. :)

    Abraços,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A capa é maravilhosa né?
    Me interessei logo que li a sinopse do livro e depois de ler a resenha então, me encantei.
    Quero muito ler, e espero conseguir logo.
    Um beijo ;*

    ResponderExcluir
  8. Adoro contos de fadas, aliás, adoro contos! Esse livro parece ser muito bom e bem diferente das coisas que tenho lido ultimamente!

    ResponderExcluir
  9. Não costumo ler histórias de bruxos e feitiços, mas gostei da resenha do livro, achei bem interessante, até porque é bom ler coisas novas, descobrir novos contos de fadas. Agora vou procurar saber mais a respeito do livro e suas histórias de bruxas!!

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda