Resenha: "Yume", de Kami Girão

quinta-feira, 15 de março de 2012

YumeYume
Autor: Kamile Girão
Editora: Dracaena
364 pág.s
Lançamento: 2011
*Adicione no skoob
Onde comprar: Saraiva ,  Livraria da Travessa ,  Siciliano , Livraria Cultura
"Por detrás das roupas surradas masculinas que costumava vestir, um mundo incrivelmente estranho se escondia. Nadia sabia que sua cabeça não era comum e que suas ideias divergiam do que era normal. Apenas ela conseguia ver o que não existia. Apenas ela era capaz de desenhar com perfeição um personagem visto em um sonho. Guitarrista, estudante, filho, cético, objeto sexual de quem o quisesse. Ainda assim, Adrien não era feliz. Contudo, a vida monótona e libertina parecera ganhar um sentido especial quando estranhos sonhos se projetaram em sua mente e quando a missão aparentemente inimaginável lhe fora imposta: impedir que uma determinada garota chegasse ao Yume, o local proibido para meros humanos."



"Sempre que se sentia consumida pelo ócio, desligava-se da realidade e entrava no país das maravilhas que construíra para si mesma como válvula de escape.Lá, não precisava fazer desenhos diários para vender e ajudar na precária renda familiar, como também não recebia olhares reprovadores pro suas vestes antiquadas.No seu mundinho particular, vivia em uma casa própria - atrasos de aluguéis não existiam - e possuía uma família completa - pai, mãe e avós."

Yume conta a história de Nádia que mora com a mãe na Alemanha, as duas estão passando por necessidades financeiras e Nádia vende seus desenhos para ajudar nas despesas da casa, até que um dia em que seu amigo diz que um misterioso homem quer que ela desenhe um personagem de seus sonhos, mas exatamente como ele é e assim pagará a ela uma boa quantia, mas somente se ficar realmente igual, mas como ele saberá que ficará igual?Por que pagará por esse valioso desenho?

"-Não posso afirmar o contrário.Ele quer que você desenhe com perfeição algum personagem de um sonho seu.Se ficar idêntico, recebe o dinheiro.Se não, apenas mérito."


Em meio a um clima adolescente, uma mistura de culturas, um toque oriental e uma pitada de fantasia Kamile nos transmite o universo de Yume, esse foi um livro que pensei que fosse a maior parte em um mundo diferente, um outro "planeta", etc, considero como um clássico atual, é muito interessante como a autora mistura o sub-consciente com a realidade da personagem, tenho que confessar que já tive ou ás vezes tenho essa Síndrome de Nádia(inventei esse nome), quando você não sabe se fez realmente algo ou que por tantas coisas que você tem a fazer e como sua vida está um rolo você sonhou, é meio frustrante, quando você chegar a um ponto avançado e isto estiver atrapalhando sua vida, consulte um 

"Eu sei que sonhos parecem ser besteira para você, mas nem sempre são.Dê um pouco mais de atenção aos seus, eles querem te mostrar algo."

Eu classificaria como um livro mais adolescente.Na parte inicial fiquei meio que ansiado pela entrada da fantasia, não se estava muito precoce, mas queria que começasse logo algum ser mágico ou coisa do tipo.A Kami soube realmente passar os sentimentos adolescentes através de Nádia, uma personagem com uma personalidade forte e marcante.A narrativa é feita hora Adrien, hora Nádia, um livro YA com uma linguagem um pouco diferente, que é isso que é super legal, essas misturas que a autora faz.

"Amar o irreal doía."


O trabalho da designer Marina foi muito bom, a capa e a diagramação são muito lindas, as folhas amarelas são demais também, alguns pequenos erros de revisão da editora como espaçamento e grafia foram encontrados, mas como já vi em editoras grandes esses erros também, não o caso total de Yume, mas a parte de revisão como todas as outras é uma parte essencial na publicação do livro, e o que peço a Senhorita e amiga Kamile Girão é que por favor escreva algo como as aventuras de Nádia em Yume ou algo do tipo, essa parte me prendeu demais e quero mais ficção e Nádia juntos!!!

"Pensava, várias vezes, ser uma Alice num País dos Horrores - ao contrário da sua heroína favorita, não vivia um sonho."

A Autora:
Foto -Kamile Girão 

Kamile Girão, ou Kami, é cearense e começou a escrever ainda pequenininha, quando comprava brochurinhas para descrever suas brincadeiras no colégio e de boneca. Com o advento da pré-adolescência, a então diversão virou coisa séria, e passou a ter o hábito de escrever como algo existencial. Inventou várias histórias, dentre as quais deu verdadeira importância a poucas.


GOSTOU?SE INTERESSOU PELO LIVRO?COMENTE NESTA RESENHA E CONCORRA A UM KIT DE MARCADORES DAS EDITORAS PARCEIRAS DO BLOG!!!
(o sorteio ocorre quando houver 10 ou + comentários)

Um comentário:

  1. preciso dizer que eu sou louca pra ler esse livro? Acho que não né!

    Amei a resenha =3 só despertou mais minha curiosidade xD

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda