Resenha: "O Livro das Coisas Perdidas", de John Connolly

quinta-feira, 8 de março de 2012

O Livro das Coisas Perdidas"O Livro das Coisas Perdidas" 
Título Original: "The Book of Lost Things"
Autor: John Connolly
Editora: Bertrand Brasil/Atria
363/339 pág.s
Lançamento: 2012/2006
*Adicione no skoob / goodreads

"Após a morte da mãe, David, de 12 anos, passa a maior parte do tempo em seu quarto tendo com os livros como companhia. Quando eles começam a sussurrar para o menino, realidade e imaginação se misturam até que, ao brincar no jardim, entra em um reino encantado, onde encontrará heróis, monstros e um rei fracassado que guarda seus segredos em um livro misterioso. John Connolly, em O Livro das Coisas Perdidas, desconstruirá fábulas conhecidas, como A Branca de Neve e os Sete Anões e João e Maria, por meio de muita imaginação e mistério. Um livro para todas as idades que virou mania quando lançado na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos."

 

"Dizem que o rei tem um livro, um Livro das Coisas Perdidas.É o objeto que mais estima.Ele o guarda escondido na sala do trono do palácio, e ninguém mais tem permissão para lê-lo.Ouvi dizer que esse livro contém toda a sabedoria do rei e que, em tempos de aflição ou em momentos de dúvida, ele recorre ao livro buscando orientação.Talvez haja nele uma resposta para a sua pergunta, de como fará para voltar para a casa."



O Livro das Coisas Perdidas de John Connolly conta a história de David, um menino de 12 anos que passa a maior parte do tempo com sua mãe e mais ainda com seus livros.Até que chega o dia que a mãe fica doente e o menino fica sozinho, não totalmente, pois tem o pai que trabalha, mas fica algum tempo com ele, até que David começa a ouvir livros sussurrando e vê um homem em seu quarto enquanto ele estava dando uma volta no jardim...


"-No que você crê? - perguntou David.
-Eu acredito naqueles que amo e confio.Tudo mais é tolice.Esse Deus é tão vazio quanto a igreja dele.Seus seguidores costumam atribuir toda a boa sorte a ele, mas quando ele ignora as súplicas ou permite que sofram, tudo o que dizem é que ele está acima do seu entendimento e abandonam-se à sua vontade.Que tipo de Deus é esse?


É um livro com um mundo fantástico, mas antes do personagem entrar neste e sair de seu mundo, o período histórico que está passando é a 2ª Guerra Mundial, com bombas atingindo toda a Europa e refugiados partindo para o interior do país, o que gostei é que esse episódio(2ª Guerra) não foi somente citado para incorporar a história, e sim influenciou na vida dos personagens, mudando o rumo da história.
É um livro muito bom pessoal,o autor conseguiu fazer uma mescla de um mundo fantasioso e ao mesmo tempo incluir críticas sociais e os tradicionais contos de fadas; vamos acompanhando ao longo da leitura todo o amadurecimento de David com a história, ele começa de menino para um quase adulto.


"Ele dirá menos do que sabe e esconderá mais do que revela."


Foram incluídos histórias de conto de fadas e personagens com características diferentes do que estamos acostumados, o que deu o toque diferenciado aos outros livros que são do mesmo tema, quando comecei a ler, pensei que ia ser uma história infanto-juvenil não muito diferente das outras, ou melhor, com o personagem criança, não mudando seu comportamento com o passar da história, mas David vai realmente se tornando diferente.Adorei as histórias que foram incluídas como O Conto do Lenhador e outras, do começo até a metade do meio a leitura ainda não tinha me pegado, depois foi ficando muito bom de ler, e não conseguia parar.O livro daria uma série legal também, com novas "criaturas" e situações.Não sei se o livro vai virar filme ou alguma produtora está interessada mas eu gostaria que lançassem um filme do livro.

"Nós todos temos nossas próprias rotinas.Mas elas devem ter um propósito e dar resultado que possamos ver e que nos conforte, ou então são inúteis .Sem isso elas são como passo incessantes de um animal enjaulado.Se não são loucura em si, são um prelúdio a ela."

Eu recebi a prova do livro da Bertrand para ler, achei a diagramação muito legal das páginas e dos títulos dos capítulos, eles escolheram a capa original para lançar aqui no Brasil, essa vermelha e dando uma procurada, achei que o livro tem uma capa azul e amarela também(Kindle edition), e uma com uma liustração(paperback), (todas abaixo), o que me resta dizer é que Por Favor publiquem logo outro título do autor, pois não vejo a hora de poder ler o próximo.

The Book of Lost ThingsThe Book of Lost Things
The Book of Lost Things Publisher: Washington Square Press

COMENTEM E CONCORRAM A UM KIT COM 10 MARCADORES DAS EDITORAS PARCEIRAS DO BLOG + MARCADOR DE "TODAS AS ESTRELAS DO CÉU" + MARCADOR DO BLOG!!!
(o sorteio ocorre quando houver 10 ou + comentários)

 

3 comentários:

  1. Oi Guilherme!
    A capa é linda e a narrativa parece bem interessante! Ultimamente tenho me encantado com livros narrados por personagens mais jovens!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O livro é interessante a começar pelo nome. A capa vermelha, brasileira, é tb outro capítulo à parte. Mto legal ficar identificando as figuras da árvore... rs Mas gostei tb da 1ª que vc colocou do Kindle.
    Acho mto bacana qdo desconstroem histórias clássicas, mas tem que ser bem feito senão fica sem sentido.
    Que bom que gostou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    A capa da versão para Kindle doi o olho rsrsrs

    Gostei da resenha!! Esta será minha próxima leitura :)

    beijinhos,

    Carol *

    Romances e leituras

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda