"Fire In The Hole" #3 com Van Bosso

terça-feira, 4 de outubro de 2011


Olá Simbolistas!

Hoje acordei com vontade de uma boa polêmica.

A pergunta que não quer calar: Por que diabos todo mundo quer lançar séries de livros?

Por quê, santo Deus?!?

Eu acho que uma série de livros pode ser um tiro no pé e vou me explicar.
Autores de séries, antes de me xingarem, leiam todo o post!

Autores desconhecidos não deveriam nunca pensar em uma série… e quando eu digo nunca, é nunquinha mesmo! Ainda mais no Brasil onde se lê tão pouco e os livros custam os olhos da cara.

Um só livro já dá um baita trabalhão… uma série então, é para enlouquecer o cidadão!

Agora pensem: Você é um autor desconhecido e vai lançar seu primeiro livro. Esse livro fará parte de uma série. E vou repetir, esse autor é desconhecido! Desculpem-me por dizer isso mas, essa série está fadada ao insucesso, salvo raríssimas exceções.

Autores desconhecidos deveriam escrever um bom livro. Após o lançamento desse bom livro, deveriam lançar um livro ótimo. Depois desse, deveriam lançar um livro excelente. E depois de atingirem um certo número de leitores fiéis, aí sim, deveriam pensar em uma série!

Eu não sou a dona da verdade mas já vi esse filme. Autores promissores acabam desistindo da carreira porque tentaram escrever uma série que não vendeu. Como eu disse, é um tiro no pé.

Lá fora a história é outra. Autores desconhecidos podem sim lançar uma série de livros… isso porque as editoras são outras e os leitores também são outros. Mas no Brasil isso só funciona para os best-sellers que vem de fora. Afinal, já entram no país bem cotados e tal… vocês sabem do que estou falando.

Enfim, esse é um assunto bem polêmico. Muitos autores não vão concordar comigo mas, essa é a minha opinião. Aliás, tenho muitos amigos escritores que estão lançando suas séries de livros ainda esse ano. Alguns deles eu li e são realmente promissores. A única ressalva é com relação a ainda serem autores desconhecidos. E vou dizer, tenho medo por eles… e novamente voltamos naquela coisa de tiro no pé.

Eu realmente espero que provem que estou errada, que o leitor brasileiro mudou e que o mercado está abraçando as séries brasileiras como elas merecem. Mas meu sexto sentido me diz que pouquíssimos vão conseguir… pelo menos por ora.

E você, o que acha desse assunto? Aquele que desejar, pode mandar a primeira pedrada!

Hasta la vista!

VanBosso



Vanessa Bosso é redatora publicitária há mais de 10 anos. Descobriu sua verdadeira vocação há pouco menos de 2 anos quando escreveu seu primeiro romance: 2012 uma aventura no fim do mundo. Depois desse mais três foram escritos: O ElementalO Imortal e Senhor do Amanhã.
*Acompanhe mais no blog da escritora "Mundo da Van"

COMENTE NESTE POST E CONCORRA A MARCADOR DE "O ELEMENTAL" + MARCADORES VARIADOS!!!
(o sorteio ocorre quando houver 15 comentários)

9 comentários:

  1. Eu acho que é modismo e uma forma de ganhar $.Não nego que compro algumas que desperta o meu interesse, mas acho que um escritor deveria no máximo escrever uma trilogia e #pronto.

    Um abraço
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem em escrever séries e cia, o problema é lançá-las (:

    Principalmente com mais de quatro e por aí vai.

    ResponderExcluir
  3. Pra escrever uma série o cara tem que ser bom senão acho difícil emplacar. Alguns até se destacam e tal mas o mercado nacional infelizmente (ou não) ainda é muito exigente.
    Tiro o chapéu para o autor brasileiro que começa com uma série e se destaca !

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu entendo, Van! Mas eu como autora de série posso dizer que não escolhi isso porque quero ganhar dinheiro, tenho ciência das limitações do mercado literário nacional. Então por que resolvi escrever uma série? Porque ela caiu no meu colo e exigiu ser escrita! Você é autora e sabe como é isso! rsrs Até Os Quatro Elementos, eu não tinha escrito séries. Só uma sequência, um dos meus primeiros livros em parceria com minha melhor amiga, que foi o ponta pé inicial da minha carreira.
    Eu acredito que séries emplacam quando bem-escritas. O primeiro livro é que vai abrir as portas para os outros, assim como aconteceria se o autor resolvesse escrever apenas um livro.
    Você, Van, é o maior exemplo do que estou falando. Está lançando um livro atrás do outro, completamente diferentes, verdade, mas você sabe de sua evolução nesse processo. Série é a mesma coisa. A única diferença é que ficamos mais tempo trabalhando no mesmo tema. Mas vale da criatividade do autor para torná-lo mais interessante e inovador a cada volume!
    Desejo todo o sucesso para você!
    E continue polêmica!
    Adoro discussões construtivas! hahaha
    bjos no coração!
    Josy Tortaro
    Autora da saga Os Quatro Elementos
    http://sagaosquatroelementos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Como a Josy falou aí em cima, acho que algumas séries tem que ser escritas simplismente porque elas exigem serem escritas. Mas alguns autores forçam a barra, mesmo quando isso não acontece. Temos o exemplo de sucesso com o autor Raphael Draccon , que escreveu uma Trilogia maravilhosa e acho que está tendo uma boa receptividade do público nacional. Mas isso porque os livros são ótimos, perfeitos, na minha opinião. E se eles fossem ruins? Não seria melhor ter lançado um livro só e depois partido pra outro tema??
    Eu adoro séries e trilogias,mas tem horas que queremos ler um livro que termine ali mesmo, e saber tudo que aconteceu com os personagens sem ter que esperar por um próximo livro...

    Joelma Alves
    @joelmaalves
    joelmaalves3@hotmail.com
    http://cliqueneurotico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Joelma, vc tem toda a razão. E Dragões de Éter é a série mais perfeita que eu já li. Esse caso realmente entra nas exceções.

    ResponderExcluir
  7. Acho que séries foram feitas absolutamente para ganhar dinheiro!!!Salvo algumas exceções! Acho que autores desconhecidos devem caminhar dando um passo de cada vez,começando por um livro bom!E basta!Depois,arriscar escrever séries!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma apaixonada por séries, mas não posso generalizar e dizer que todas são ótimas... já quebrei a cara zilhões de vezes! Mas quando você realmente gosta do livro, saber que tem uma continuação é uma forma de você ficar mais um tantinho com aqueles personagens que te cativaram, com aquela história que emocionou...

    ResponderExcluir
  9. Também concordo que pra fazer uma série tem que ser quase um experiente no negócio hehe..
    Primeiro lança-se um livro bom, depois o ótiomo e o excelente como vc disse.. e por aí vai.

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda