"Fire In the Hole" #1 com Vanessa Bosso

quinta-feira, 25 de agosto de 2011




Olá Simbolistas! 

Quando o Gui Franco me convidou para participar do blog, adorei a ideia. A coluna será quinzenal e vou trazer à tona assuntos polêmicos e discussões saudáveis sobre o universo literário e o que anda rolando nos bastidores. 
Para quem não me conhece, meu nome é Vanessa Bosso,  sou escritora, publicitária e mãe (esse último em tempo integral). 
  
Para começar com o pé direito, resolvi falar um pouquinho sobre literatura nacional e a onda de editoras que estão publicando qualquer porcaria. Aff, comecei bem, não? 
As editoras descobriram um nicho de mercado que dá muito, mas muito dinheiro. Vamos chamar esse nicho de Novos Autores Nacionais, ok? Esses novos autores – estou incluída na categoria – escreveram seu primeiro livro e querem muito publicá-lo. Querem ver seu sonho realizado e dividir com os leitores suas ideias e conceitos de mundo. 


Até aí, tudo lindo. As editoras então, analisam o material do autor e oferecem a publicação em troca do pagamento em espécie. Até aí também, tudo certo. Autores desconhecidos pagam pela publicação e todo mundo fica feliz. 


Bem, nem todo mundo. 
Isso porque muitas dessas editoras nem analisam o material que será publicado. Ou seja, muitos dos livros que estão chegando ao mercado nacional não deveriam NUNCA ter sido publicados. 


Quem perde com isso? 
Em primeiro lugar, o leitor. Afinal, ele paga caro por um livro que não é nenhuma Brastemp.  
Em segundo lugar, o autor. Ele gastou para publicar algo que não deveria ter sido publicado de maneira alguma. A editora vendeu um sonho impossível e cobrou caro por ele. 

Algumas editoras andam brincando com o sonho das pessoas. Publicar um livro é coisa séria e a obra precisa ser muito bem analisada. Publicando qualquer porcaria, a editora perde a credibilidade no mercado a troco de um dinheiro que será manchado com o tempo. 

Já vi leitores dizendo que não compram mais nada dessa ou daquela editora; desse ou daquele selo. Isso porque as editoras só estão pensando no ganho a curto prazo, sem levar em consideração a imagem que têm a zelar perante o consumidor. 
Vocês devem estar se perguntando: Mas para que isso? Por que manchariam sua imagem publicando porcarias? 
Vou dizer: Porque precisam de dinheiro para trazer os livros estrangeiros, os best-sellers.  
E quem paga por isso? Nós, os autores iniciantes e vocês, os leitores. 
Existem muitos autores inciantes que já li e aprovei. São pessoas com grande potencial criativo e uma narrativa realmente cativante. Também já li outros que como autores, são excelentes em qualquer outra área, menos escrevendo. E esses autores já foram publicados. 

Enfim, um assunto polêmico que gera certo desconforto mas, precisa ser falado. Vocês têm uma opinião sobre isso? Querem dividir alguma experiência nesse sentido? Já compraram livros-lixo? Deixem aqui seus comentários que prometo responder a todo mundo! 

E se quiserem sugerir pautas para a coluna, fiquem a vontade. 

Hasta la vista, 

VanBosso




Vanessa Bosso é redatora publicitária há mais de 10 anos. Descobriu sua verdadeira vocação há pouco menos de 2 anos quando escreveu seu primeiro romance: 2012 uma aventura no fim do mundo. Depois desse mais três foram escritos: O ElementalO Imortal e Senhor do Amanhã.
*Acompanhe mais no blog da escritora "Mundo da Van"

COMENTE NESTE POST E CONCORRA A MARCADORES DA SEXTANTE/RAI/ARQUEIRO!!!
(o sorteio ocorrerá quando houver 10 comentários e após 15)


9 comentários:

  1. Já é o segundo blog tratando desse assunto polêmico.rsrs

    Mas nada dito aqui deixa de ser verdade. Infelizmente o que as editoras querem hoje em dia é dinheiro para conseguir aquele livro que faz sucesso lá fora.

    ResponderExcluir
  2. Vanessa parabéns pela coluna.
    Acho que será uma das melhores do blog,pq você já chegou mostrando ao que veio.
    Acho que o que você disse é uma grande verdade,hoje em dia o que você mais vê são pessoas publicando livros e como vc mesma disse e eu adorei " livro que não é nenhuma Brastemp."
    Parabéns mais uma vez!

    @Agda01

    ResponderExcluir
  3. Ah, Van, poderosa!
    Falar a real é mesmo com você!
    Poxa, não havia pensado por esse lado!
    Ainda bem que ainda não peguei nenhum livro lixo por aí rsrsrs
    Graças a Deus!!!
    Adorei a coluna!
    Qro saber mais coisas sobre o mundo editorial!
    bjossssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que tem muitas editoras que estão fazendo exatamente isso mas, ao mesmo tempo, acho que se um autor conseguir se destacar apesar disso, então vale a pena essa iniciativa.
    Cabe ao leitor separar o joio do trigo por que tbm muitas editoras publicam livros com qualidade.

    teh mais

    ResponderExcluir
  5. Van, minha querida amiga bestseller!

    O assunto vem para abrir uma longa e, talvez, interminável discussão, né?

    No meu modo de ver, editoras são empresas, e, como quaisquer outras, são idôneas ou inidôneas. As que amam o ofício criam valores literários inestimáveis, e as que visam apenas o vil metal em detrimento da qualidade, estão propensas a perderem espaço no mercado.

    O que acontece é que, enquanto não se sabe diferenciar, sofre-se muito com estes percalços, e isso é realmente lamentável. Cabe a nós, leitores, escritores, ou formadores de opinião, alertar e fazer valer nosso direito de consumidor. Só assim seremos capazes de incentivar(e manter) o crescimendo de um mercado editorial honesto e promissor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa
    Parabéns pelo lançamento da coluna!

    Realmente lamentável toda essa situação.
    Quem já não comprou um livro por causa do selo ou editora e depois se decepcionou completamente?

    Mas cabe a nós leitores ficarmos alerta a este tipo de publicações.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Van, suas palavras são verídicas, nunca vi tanto lixo editado. Eu mesmo já li alguns com erros grosseiros. Uma editora que no minimo não revisa um texto é porque não leu. E quem paga por isso somos nós leitores. Isso sem falar nas criticas que a obra vai sofrer, ai entra o Brincar com o sonho dos autores iniciantes. Uma critica feita de maneira errada, é capaz de acabar com um sonho de uma pessoa e as editoras não estão nem ai. O que eles querem é a grana. Também acho incrível uma editora lançar no mercado "Obras" sem a preocupação que é o selo deles que estará na mira de todos. Sabe o que eu penso? Que nossos esforços para incentivar a literatura nacional Nada, nada e acaba morrendo na praia. Isso é muito triste, porque pagando vc pode lançar qualquer coisa. Adorei seu texto. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa,
    bem vinda ao blog.

    É de fato uma assunto polêmico e que traz dois grandes risco o que você citou o leitor é enganado, o escritor também, e a editora perde muito. E um outro, a muito preconceito com a literatura nacional, consequência, creio, de um trauma escolar causado pela indicação de obras clássicas no momento errado. Agora víamos uma esperança para a literatura nacional com o nascimento de alguns escritores maravilhosos, que de fato escrevem livros perfeitos, verdadeiros talentos, mas se as editoras publicarem qualquer coisa, vai acontecer de novo, as pessoas pegaram livros nacionais de má qualidade, e acharam que todos são, os bons escritores sofreram também.
    O único ponto positivo da abertura dessa editoras, é que deu oportunidade pra escritores jovens e talentosos de publicar seu livro, e com o boca-a-boca fazer seu nome. Só espero que não sofram pelos erros dos outros.

    ResponderExcluir
  9. Báa que ridiculo isso!!!!
    Eu também já li o 1º livro de autores iniciantes nacionais, e adorei, nao tinham erros. Mas realmente hein, editoras acham que só vão ganhar com isso? Claro que não, ridículo né!! E daqui um tempo? Se esse assunto for de boca em boca, site em site, algumas editoras podem até falir...

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda