Resenha: "Um Amor Para Recordar", Nicholas Sparks

quinta-feira, 14 de julho de 2011



Um Amor Para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
184 pág.s
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: BP , Siciliano , Fnac


“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”


"-Você já se apaixonou por alguém?-perguntou.
Passei a mão no cabelo e olhei para ela.
-Antes de estarmos juntos.?"

Capa do filme.

Neste livro, Nicholas através de Landon Carter conta a história de dois jovens, ou melhor um jovem, Landon, que fazia parte do grupo dos "legais" da escola, e com o tempo e os acontecimentos, se apaixona por Jamie Sullivan, uma menina simples, filha de um pastor, super bondosa e ingênua, sem amigos, sempre ajudando os outros sem esperar nada em troca.
O que mais me revolta nesse livro é o jeito como Landon trata Jamie ao longo da história, ela que sempre buscou ajudá-lo, mas como há na sociedade, por causa dos outros, ele a trata assim, para seus "colegas" não acharem que ele é amigo dela ou algo do tipo.Podemos dizer que o autor nesta obra trata de assunto como bullyng(que só quem sofreu para dizer como é muito desagradável), preconceito, amor, falsidade, más companhias, solidariedade, justiça, etc.
Capa americana do livro.

Uma história com um enredo simples e poucas páginas, mas meio comovente, o livro também toca no quesito Justiça como na frase abaixo:
"Ele morreu de velhice enquanto dormia com uma amante em seu iate, próximo as Ilhas Cayman.Ele viveu mais do que suas duas esposas e seu único filho.Que final feliz para um cara daqueles, hein?A vida, eu aprendi, nunca é justa.Deveriam ensinar isso nas escolas."
e também no própio livro na relação de Jamie e Landon; e é assim na vida, quem mais ajuda, é solidário, geralmente é motivo de chacota por outros e quase nunca é incentivado para continuar sua ação a mais lugares, instituições e pessoas.

Muitos disseram ter chorado com o livro, eu não chguei até esse ponto nesse livro, posso dizer que até agora em minhas leituras o que me emocionou mais foi Marley e Eu, que o livro é muuuuito mais que o filme, por você acompanhar todo o trajeto de Marley ao longo do livro, e falando do livro de John Grogan, outra coisa que posso dizer com aprendi com o livro é que você só dá valor para a pessoa depois que a perde, que ela vai embora ou procura algo melhor.Neste livro por mais que não chorei, você sente um vazio na história no final do livro por causa do que acontece com Jamie, é uma revolta mesmo ela que ajudou a todos acontecer aquilo.

Frases Marcantes:
-"E não era uma pessoa maldosa, especialmente se você considerar o fato de que não me batia, nem fazia nada do tipo."
-"Quanto mais tempo passava com Jamie, mais eu percebia que ela tinha várias emoções diferentes-ela não estava sempre alegre e feliz."
-"Embora ela fosse adolescente já havia quatro anos, Jamie não fazia a menor ideia do que era ser adolescente, e compreender rapazes adolescentes era para ela como tentar decifrar a teoria da relatividade."
-"Mesmo depois de eu tê-la maltratado e dito as coisas mais odiosas, ela conseguiu arrumar uma razão para me agradecer.Era aquele tipo de pessoa, e acho que era por isso que eu a detestava tanto."
-"Quebre a perna-eu disse.Dizem que desejar boa sorte antes de uma peça atrai azar.É por isso que todos desejam que você "quebre a perna" na apresentação."
-"Eu sorri para mim mesmo e mudei de assunto.Falar sobre Deus não é uma coisa que faz com que as pessoas se sintam românticas."
Autor: Nicholas Sparks

Nicholas Sparks é um dos escritores mais adorados do mundo, oito vezes considerado o número 1 de acordo com o New York Times, com mais de 50 milhões de cópias impressas em todo o mundo. Todos os seus livros foram considerados sucessos dentro e fora dos Estados Unidos, sendo traduzidos para mais de quarenta idiomas. Vários dos romances de Nicholas Sparks foram adaptados para filmes, como "Querido John", "A Última Música" e "Noites de Tormenta". Ele mora na Carolina do Norte com sua esposa e família. Visite o site de Nicholas Sparks em www.nicholassparks.com ou assine sua revista eletrônica em www.hachettegroup.com.

2 comentários:

  1. Esse é um livro que já faz algum tempo que quero ler, assisti o filme e achei lindo, triste e comovente. Mas quando um filme é baseado num livro, sempre é bom conhecer o original, os detalhes da obra.
    Você disse que o livro que mais te emocionou foi Marley e Eu, também não li ele, ia ler mas me contaram o final da história e acabei adiando, acho meio chato ler já sabendo o que vai acontecer. Mas como falam maravilhas dele,vou procurar lê-lo também.
    Muito bom a resenha parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ainn o Nicholas *--*
    Esse é simplesmente o meu filme favorito! Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas pretendo fazê-lo o mais breve possível.
    A história é maravilhosas, digo isso pelo filme. O livro deve ser tão bom quanto.

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda