Doki Doki #16 - Lendas e mitologia japonesa

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

   E ai pessoas lindas, tudo bem? 
   Hoje nós vamos começar uma nova fase aqui, vamos começar falando sobre lendas japonesas, assim como a mitologia japonesa (*-*)! 





   Primeiramente, é preciso saber que a mitologia japonesa explica o surgimento dos deuses, como o mundo foi criado e a origem dos imperadores japoneses (nada muito fora do comum das outras mitologias se pararmos para pensar, todos querem essa explicação kkk).
   Começaremos hoje do inicio, literalmente! Com o mito da criação! 
   O mito da criação diz que os deuses convocaram dois seres divinos à existência, o macho Izanagi e a fêmea Izanami, e ordenou-lhes para criarem seus primeiros lares. 
   Para ajudá-los a fazer isso, os deuses deram ao Izanagi e Izanami uma lança decorada com jóias, chamado Amenonuhoko (lança do céu). As duas divindades eram a ponte entre o Céu e a Terra (Amenoukihashi) e agitaram o mar com a lança do céu. Quando as gotas de água caíram da ponta da lança, a ilha Onogoro-shima foi formada. Eles desceram a ilha a partir de uma ponte do céu. 
   Eles tiveram dois filhos, Hiruko e Awashima, mas eram imperfeitos e não eram considerados deuses. Em seguida, eles colocaram as duas crianças num barco que foi arrastada pela correnteza de Onogoro-shima. Então eles perguntaram aos deuses o que eles fizeram de errado. Após receberem a resposta Izanagi e Izanami decidiram se casar novamente e seu casamento foi um sucesso.
   Desta união nasceram o Ohoyashima, ou as oito principais ilhas do Japão. Eles criaram muitas ilhas e muitas divindades.

   Confuso, um pouco não acham? kkkkk Vamos falar um pouco sobre Izanagi e Izanami para não ficarmos tão perdidos! >.<

   Izanagi e Izanami geraram todos os outros kamis do mundo, mas Izanami morreu ao dar à luz ao Kagutsuchi (encarnação de fogo). 
   Perdido em raiva, Izanagi matou Kagutsuchi. Sua morte também criou dezenas de divindades. Izanagi inconformado com a morte de Izanami empreendeu uma viagem a Yomi ou "a terra sombria dos mortos." As saídas de Yomi são guardadas por criaturas terríveis e é onde os mortos vão para, aparentemente, apodrecer por tempo indefinido. Uma vez caída lá, a alma nunca mais poderá voltar para a terra dos vivos. 
   Ela, prometendo retornar, diz que vai para o Submundo e que lá ele não poderia ir, tendo de esperar. Izanagi espera, mas depois de muito tempo resolve quebrar a promessa e vai atrás de Izanami.
    Izanagi procura Izanami e rapidamente a encontrou. Inicialmente Izanagi não poderia vê-la porque as sombras a escondiam, mas ele pediu a Izanami para ela voltar com ele. Izanami disse que era tarde demais pois já tinha comido o alimento do submundo e pertencia agora a terra dos mortos. Ela não poderia voltar à vida. Izanagi ficou chocado com a notícia mas concordou em retornar ao mundo superior, mas antes pediu para deixá-lo dormir na entrada do submundo. 
   Enquanto ele dormia ao lado dela, Izanagi pega uma pente que prendia o cabelo de Inazami acendendo fogo para usar como uma tocha. Sob a luz da tocha, ele observa a forma horrível de Izanami outrora bela e graciosa. Agora era uma forma de carne em decomposição que dava luz a vários demônios, com vermes e criaturas demoníacas deslizando sobre seu corpo. 
   Ela, percebendo a audácia de seu marido, manda os demônios o perseguirem. Fugindo das criaturas demoníacas, Izanagi pega a pente e o quebra, jogando seus pedaços no chão. Os demônios, famintos, devoram os brotos de bambu que surgiram da pente. Izanagi foge dos demônios, e rolando uma pedra enorme, os prende no Yomi. 
   Izanagi furioso por Izanami lhe trair, usa os poderes do sol e destroi todos os demônios. E assim começou a existência da morte, causada pelo orgulho de Izanami.

Izanami e Izanagi

Izanami e Izanagi


   Acho que já esta bom pra um começo, não é? kkk
   No próximo post a mitologia começa a ficar mais divertida >.<
   Valeu galera! 

   Kissus da Jess! >.<

Jéssica  Paloma (eu, prazer) é resenhista do blog (livros *-*), ela está no 2º ano de Educação Física na UNICAMP (não tá fácil não galera >.<), adora ler livros (você disse LIVROS? *-*) e mangás, assistir animes, dança e a arte no geral.

Coluna "Doki Doki" é publicada aqui de 15 em 15 dias , não percam!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda