Resenha: "Ouro, Fogo e Megabytes", de Felipe Castilho

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ouro, Fogo & Megabytes"Ouro, Fogo e Megabytes"(O Legado Folclórico #1)
Autor: Felipe Castilho
Editora: Gutenberg
Lançamento: 2012
288 pág.s
*Adicione no Skoob / GoodReads
Onde Comprar: Opção 1 - Opção 2

"Como esconder uma suspensão escolar dos pais, resgatar uma criatura mágica das garras de uma poderosa e mal-intencionada corporação e ainda por cima salvar o país de um desastre sem precedentes?
Anderson Coelho, um garoto nada extraordinário de 12 anos, divide sua vida entre a pacata realidade escolar e uma gloriosa rotina virtual repleta de aventuras em Battle of Asgorath, jogo de RPG online em que jogadores do mundo todo vivem num universo medieval, cheio de fantasia. Lá, Anderson – ou Shadow, nome de seu avatar – tem vida de estrela: é o segundo colocado do ranking mundial. E são justamente suas habilidades que chamam a atenção de uma misteriosa organização, que o escolhe para comandar uma missão surpreendente junto com um grupo de ecoativistas nada convencionais.
Ao embarcar para São Paulo, Anderson mergulhará de cabeça em uma aventura muito mais fantástica que as vividas em seu computador. Os encontros com hackers ambientalistas, ativistas com estranhos modos de agir e muitas criaturas folclóricas oferecerão a Anderson Coelho respostas não só sobre sua missão, mas também sobre sua própria vida, enquanto um novo mundo se descortina diante de seus olhos."


"Anderson estava morrendo de medo, e morrendo de curiosidade.Nunca essas duas sensações andavam de mãos dadas, mas os olhos daquele bicho estranho pareciam amarrar o pavor e a fascinação com um lindo laço de presente azul e faiscante..."(pág. 34)

E aí pessoas, tudo bom?Hoje a resenha é de um autor nacional, desde o lançamento dele no ano passado queria ler e quando encontrei o autor no Anime Friends não podia perder a chance de comprar meu exemplar e pedir pra ele autografar.A história é narrada em 3ª pessoa e conta a história de Anderson, um estudante do interior de Minas Gerais que não gosta de educação física mas é aficionado em RPG, e é o segundo melhor jogador no jogo que ele joga. 

"-O difícil não é limpar o rio - contestou Elis, que falava a respeito do Tietê como se ele fosse um amigo que estivesse com problemas de higiene - O difícil é limpar a cabeça da humanidade, fazê-los entender que algo tão majestoso não pode ser encarado como um esgoto para a cidade.Anderson, respire fundo e sinta esse cheiro!
-É bem... ruim.
-É horrível!Ninguém atira bosta na própria  mãe.Mas quando se trata da Mãe Natureza, os homens não hesitam em fazê-lo."(pág. 50)

 O que eu achei muito legal no livro foi a nova proposta que o autor trouxe para o tema do livro, pois não vemos muitos livros infanto-juvenis com essa temática, a maioria prefere escrever sobre folclore de outras nacionalidades(vampiros, anjos, etc); achei demais como o autor colocou na história muitas criaturas que não conhecia, pois pelo menos eu(e acho que a maioria) conhecemos somente os "clássicos" do folclore(cuca, saci, lobisomem, curupira, sereia, boto, etc) assim levando conhecimento da nossa própria cultura para o leitor; um tema também bem forte no livro, que é principal no que se refere ao protagonista é o RPG, eu gostei muito do glossário que o autor coloca no começo do livro, e apesar de ser jogar RPG(Grand Chase), eu comecei em julho(muito pouco tempo),  e é bem completo, não apenas palavras-chaves ou que são usadas na história, o cenário no livro é uma mistura entre interior de Minas e São Paulo onde você é levado para conhecer vários pontos da nossa cidade grande.

"Ás vezes as pessoas só precisam ouvir algo que desejam escutar.Mesmo que esse algo seja dito por elas próprias."(pág. 64)

 A narrativa do autor é bem singular, apesar de ser simples, tem características próprias; o autor coloca também na história bastante temática ecológica e a favor da natureza, eu achei bem legal, também sou vegetariano, como dentro da organização(que não vou falar muito aqui, vocês vão ter que conferir no livro) onde eles não se alimentam de carne e são contra o consumismo e anti-excessos, o que me lembrou também dos livros da Van Bosso, com as características ambientalistas, o que achei muito interessante para se explorar, em escolas e  com as crianças e jovens em geral, e com o tema RPG a estimular a leitura em jovens que ainda não descobriram esse mundo fantástico da literatura.
Um ponto que me incomodou foram algumas situações que aconteciam de repente, sem muita explicação e detalhes no livro e ficavam uma boa parte sem resolução(como a parte em que Pedro some, achei muito cliche justamente ele sumir, mas isso também é minha opinião e pode ser até diferente, pois a maioria das vezes quem faz o papel de mal não é com quem acontece as coisas)
"O homem é o único ser que deixou a sua conexão primordial com as forças naturais e resolveu se voltar contra o que o gerou."(pág. 133)

Prata, Terra & Lua Cheia A edição do livro é tradicional: páginas amarelas, brochura; no começo de cada capítulo temos uma ilustração bem legal sobre o que irá acontecer, achei que isso enriqueceu o livro e ficou bem legal, os traços combinaram com o tema, a capa eu achei super legal, uma ilustração super bonita e que também chama a atenção de todo(de crianças a adultos); recomendo a todos a leitura, leitura simples mas muito divertida, ficcção + folclore + fantasia + juvenil + muita coisa, o segundo volume foi lançado mês passado e o autor deixou várias pontas na história para dar continuidade, se for bem explorado e intensificado tem tudo para ser demais, eu estou bem ansioso para ler a continuação "Prata, Terra & Lua Cheia", não percam tempo e comecem logo a ler a série!!!

"-Um império pode criar uma lei, mas não pode mudar a consciência das pessoas.Para elas, nós, negros - Patrão deteve o olhar por um segundo mais demorado em Anderson - sempre seríamos uma sub-raça, morando de favor em um mundo de brancos.Não podiam nos enxergar como iguais, pois nunca ninguém havia feito isso."(pág. 178)


Eu(com meu cosplay de Chapeleiro Maluco com a "peruca sofrida") e o autor no Anime Friends
"-Como se pintar um muro fosse crime maior do que desmatar florestas. - indignou-se Anderson - Aposto que o dono da madereira não foi preso.
-Pode ter certeza que não.A justiça nunca entra no mesmo lugar em que está o dinheiro - disse Sharp."(pág. 187)

PLAYLIST:
-"Músicas do Flash-Mob no Tietê", OUÇA/ASSISTA AQUI!
-"New York, New York", OUÇA/ASSISTA AQUI!
-"Meu Sangue Ferve Por Você", Sidney Magal OUÇA/ASSISTA AQUI!
-"Cérebro Eletrônico", Gilberto Gil(versão Marisa Monte) OUÇA AQUI!

O Autor:

Foto -Felipe Castilho
 Felipe Castilho é de São Paulo, do ano de 1985, mas já tem alguns cabelos brancos. E fica feliz a cada fio novo que encontra na cabeça. Já se mudou de casa por mais de quinze vezes, e talvez por isso tenha virado escritor: a sua única residência fixa sempre foi a literatura. Publicou em coletâneas de contos como "Alterego" (2009) e "Erótica Fantástica" (2012). Seu livro de estréia, "Ouro, Fogo & Megabytes", foi lançado em abril de 2012 pela Gutenberg Editora. "Prata, Terra & Lua Cheia", a sequência da coleção O Legado Folclórico, foi lançado em setembro de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda