Resenha: "Um amor, um verão, e o milagre da vida" de Isa Colli

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Um amor, um verão, e o milagre da vida"Um Amor, Um verão, e o Milagre da Vida"
Autor: Isa Colli
Editora: Baldon
Lançamento: 2011
231 pág.s
*Adicione no skoob

Verão, férias, sol, paixão, festas, lual, amores... Angra dos Reis... Uma jovem bela e rica passa as férias na casa dos avôs em Angra na Praia de Provetá. Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças. Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens. De repente, uma dor de estômago e o jovem está com câncer. Médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce. O livro é um romance na adolescência, no qual é abordado a Neoplasia (câncer), protagonizado pelos personagens João Carlos e Maria Paula, que juntos terão a vida marcada para sempre pelas férias daquele verão.

Esse livro foi algo realmente interessante de se ler. Acredito que isso aconteceu, porque de inicio achei que ele seguiria um rumo e no fim acabou sendo algo totalmente diferente do que eu esperava. 
   Ele conta basicamente a história de Maria Paula, uma adolescente que vai passar as férias na casa do avô e la conhece um rapaz por quem se apaixona (obvio! kkk), João Carlos, o qual no desenvolver da história descobre ser portador de cancês no estômago.

   "-Você é portador de um tumor no estômago - fala diretamente o médico, sem expressar emoção. Não podia fragilizar seu paciênte."

   Achei que o livro tinha um enredo incrivel, a história e os fatos, mas que infelizmente foram um pouco mal aproveitados. As coisas são contadas de modo um tanto apressado, a narrativa poderia ter sido um pouco mais calma, se desenvolvido melhor, para que pudessemos apressiar a leitura com calma. 
   Os capitulos são realmente curtos (alguns com apenas 3 paginas), o que pode ser bom ou ruim. Bom pois o entendimento é realmente muito facil e ruim para aqueles que gostam de longos capitulos mais detalhados. 
  Muitos personagens são colocados na história e tem uma passagem rapida, fazendo com que nos percamos um pouco. Porem, muitos deles apesar da passagem curta tem uma participação muito bonita e significativa. 

   "Meu Deus, não permita que eu perca a minha fé! Dê-me forças para continuar acreditando..."

   É interressante tambem que fatos sobre o cancêr são discretamente colocados durante a narrativa. Os relatos dos médicos, o ambiente de um hospital, cirurgias, uma quase morte, um coma, parece realmente que estamos vivendo tudo isso.
   As coisas que alguns personagem usam para dar forçar àqueles com cancer nos faz pensar o que nós mesmo fariamos, ate que ponto chegariamos, para apoiar e ajudar um parente/amigo com essa doença. As últimas paginas da história, a última fala de João Carlos é algo realmente merecedor da leitura inteira.
   Um livro muito interessante, de facil e rapida leitura, alem de ser algo brasileiro! Vale muito a pena.

Jéssica é a nova resenhista do blog, ela está no 1º ano de Educação Física na UNICAMP, adora ler livros e mangás, assistir animes, dança e a arte no geral.

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda