Reblogando #2 - TOP 07 estranhas tradições de Natal ao redor do mundo

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Oi gente, tudo bom?FELIZ NATAL atrasadíssimo a todos, e como não fiz um post especial, tem aqui o reblogando #2 que linkei do Jornal Ciência ( @JornalCiencia ), com uma curiosidade para vocês!!!


TOP 07 estranhas tradições de Natal ao redor do mundo



7º - Dragão de Fogo (Estados Unidos)
Conhecido também por Snap-Dragon, era um jogo em que as pessoas tentavam roubar uvas passas de uma tigela em chamas. O jogador, após pegar as passas, deveria colocá-las na boca, “exterminando-as”. O jogo acontece sempre com as luzes apagadas e a graça gira em torno de ver a uva passa ainda com fogo, entrando na boca do participante. Esta prática ocorreu nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra nos séculos 16 ao 19. A prática foi abolida das tradições destes países por motivos de segurança.

6º - Yule Lads (Islândia)
Os Yule Lards, também chamados de Jólasveinar, são grandes “baderneiros” que aparecem no Natal. Eles roubam coisas e causam grandes problemas, tudo em nome do espírito natalino. Essa prática ocorreu muito no país em tempos remotos. Nos dias atuais a cultura islandesa trouxe uma figura mais bondosa com grande mansidão, chamado de Julenisse (Papai Noel), trazendo presentes para crianças. As tradições foram se adaptando, e ganharam mais adereços, como a prática de colocar sapatos do lado de fora das casas. Se as crianças que os colocavam fossem bons meninos durante todo o ano, ganhariam presentes.

5º - A Cabra Gävla (Suécia)
É uma tradição escandinava que sofreu variação ao longo das décadas. A cabra traz presente para as crianças, sendo considerada como um símbolo do sacrifício. Na cidade sueca de Gävle, o bode tornou-se uma espécie de escultura de palha, construída no meio da praça da cidade. A primeira cabra foi feita em 1966 com 13 metros de altura. De lá pra cá, a prática tornou-se hábito, sendo construída todos os anos, em comemoração ao Natal. Os moradores não constroem a cabra para ser destruída. Todos os anos os habitantes da cidade esperam para ver quanto tempo ela irá durar, sendo sempre queimadas por desconhecidos. No ano passado, a cabra construída foi incendiava alguns dias após o Natal.

 - Visitar um Cemitério (Finlândia)
No dia do Natal é muito comum toda a família finlandesa fazer uma pequena visitinha ao cemitério para relembrar entes queridos. Na vista, velas são acesas em memória dos mortos, embora exista a cultura local de visitar os cemitérios apenas para olhar as velas que são muito bonitas, mesmo que não tenham parentes enterrados. Na cidade de Helsínquia, 75% das famílias visitam um cemitério na época natalina, o que causa uma bagunça no trânsito, necessitando de um controle especial das autoridades locais.
2º Cartoons do Pato Donald (Suécia) 
É um costume velho e muito tradicional. Na Suécia, a cada véspera de natal as famílias se reúnem ao redor da TV para assistir às 3 da tarde a Kalle Anka och Hans vänner önskar God Jul (Pato Donald e seus amigos lhe desejam um Feliz Natal). O programa é uma coletânea de cartoons que, na maioria das vezes, não têm nada a ver com o Natal. O mais popular é de um pássaro atormentando o Pato Donald. A tradição começou em 1959, quando a Suécia tinha apenas dois canais de TV.
 - O Gato de Natal (Islândia)
Jólakötturinn é o Gato de Natal. Ele não é um gato bondoso, podendo matar você! Em muitas famílias islandesas existe a cultura de dizer às crianças que precisa trabalhar duro para terminar seus trabalhos e deveres. Funciona como uma fábula sempre repetida para todas as crianças, evitando que os filhos tornem-se preguiçosos. A fábula também comenta que as crianças precisam ajudar a proteger as pessoas mais necessitadas, dando-lhes roupas novas. Não é a toa que a Islândia é considerado o país com o mais número de horas extras trabalhadas, comparado com toda a Europa.


É isso aí gente, um Feliz Natal Atrasado, que tenham ganhado muitos presentes e acima disso desejo a todos vocês: MUITA PAZ, SAÚDE E SUCESSO!!!


Ah, e confiram o post do resultado do O Imortal com novo ganhador(a)!!!

Um comentário:

  1. Tradições muito estranhas xD, mas gostei de saber mais sobre a cultura de outros paises o/

    teh mais

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda