Fire In The Hole #5 - DÊ UM BASTA NO PRECONCEITO

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DÊ UM BASTA NO PRECONCEITO

Olá simbolistas, como estão?

Nessa última postagem do ano no fire in the hole, resolvi falar um pouco sobre o preconceito contra os livros e autores nacionais.

Esse preconceito não está com nada, já era! O número crescente de autores e obras só vem a provar o que digo. A cada dia, um novo autor nacional surge, renovando o tão saturado mercado literário.
E o melhor disso: esses autores estão buscando inovar, mesmo que a maioria seja guiada e influenciada pela literatura estrangeira. Mas que mal há nisso? Nenhum mal, galera. Aliás, vejo como algo positivo, estamos incorporando o que há de bom lá fora e mesclando com o que temos de bacana no Brasil.

Essa mescla de estilos, aliada a criatividade nata brasileira, está gerando histórias fantásticas. A literatura nacional nunca esteve tão em alta quanto agora e o ano de 2011 foi incrivelmente bom para os autores… principalmente os novos autores.

As editoras estão mais propensas a investir na literatura nacional, nos mostrando que nossa literatura finalmente sofre uma guinada, uma ascensão que parecia improvável alguns anos atrás. Eu que o diga.

Pensa que eu também não tinha preconceito? Claro que eu tinha! Eu seria uma hipócrita se dissesse que não. Mas isso acabou quando passei a ler mais e a buscar informações sobre nossa literatura e nossos autores. Descobri gente muito boa, livros fantásticos e histórias memoráveis. Hoje, sou uma consumidora voraz da literatura nacional e com muito orgulho! Bem, nesse meio tempo, eu mesma me tornei uma escritora nacional… hehehehehe.

Para finalizar o ano com chave de ouro, gostaria de deixar algumas dicas de livros nacionais que li em 2011 e amei. Tem obras para todos os gostos. Procure resenhas e sinopses na blogosfera e faça como eu: dê livros nacionais de presente nesse natal!

Para facilitar, vou separar as obras nacionais que li por editora, ok? Só vou indicar as que li e gostei, então, podem confiar! E claro, vou aproveitar e fazer um mercha básico dos meus livros… Hehehehehe.

Ed. Dracaena: O Imortal (romance), Senhor do Amanhã (conspirações), Lulital (fantasia), Yume (romance).

Ed. Baraúna: Perdida (romance – fantasia), O Elemental (aventura), Arma de Vingança (thriller), Espectro Vermelho (ficção), Viking (ficção), Sem Perdão (romance), Bye Bye Asinhas (fantasia).

Ed. Literata: Eterno (romance), The Burns (romance/vampiros), Jardim de Escuridão (romance), Eriana (fantasia), Destino Íntimo (ficção), Marcada a Fogo (romance), A Última Dama do Fogo (Edição Especial – fantasia).

Giz Editorial: Getsêmani (ficção), Cira e o Velho (lendas – ficção).

Novo Século: 2012 uma aventura no fim do mundo (ficção), Rede de Sonhos (fantasia).

Ed. Underworld: Camundo (fantasia).

Ed. Planeta: 120 horas (thriller).

Casa dos Espíritos: A Marca da Besta (espírita).

Tomara que eu não tenha esquecido nenhum livro! Mas se o fiz, me perdoem… li muitos livros nacionais este ano e alguns deles eram emprestados.

Eu desejo a todos um natal mágico e um 2012 repleto de conquistas e muitas leituras… nacionais, principalmente!

Hasta la vista,

Vanessa Bosso

Vocês tem algo a dizer sobre isso? Querem sugerir a próxima pauta?





Vanessa Bosso é redatora publicitária há mais de 10 anos. Descobriu sua verdadeira vocação há pouco menos de 2 anos quando escreveu seu primeiro romance: 2012 uma aventura no fim do mundo. Depois desse mais três foram escritos: O ElementalO Imortal e Senhor do Amanhã.
*Acompanhe mais no blog da escritora "Mundo da Van"

COMENTE NESTE FIRE IN THE HOLE #5 E CONCORRA A UM KIT DE MARCADOR + CANETA DE "O ELEMENTAL"!!!
(o sorteio ocorre quando houver 15 comentários)

11 comentários:

  1. É, Van, to contigo total, diva! Eu também tinha preconceito de livros nacionais! (QUE IRONIA! #FAIL) Enfim, me sinto uma privilegiada, e tremendamente orgulhosa, por nossas obras terem calado minha boca e jogado meu preconceito fora! Preconceito realmente não está com nada e eu com certeza estou aumentando significadamente minha estante com livros nacionais de qualidade! OMG! Sim, fantasia, drama, romance, vampiros, anjos, e muito mais! Eu quero todos. Minha lista aumenta tanto que não dou conta de comprar todos! Com certeza, vale a pena conferir o que se está falando sobre nossa literatura. Vocês, leitores, vão se surpreender e se apaixonar!
    Josy Tortaro
    Autora da saga Os Quatro Elementos
    http://sagaosquatroelementos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Van... que fofo vc indicando Lulital, adorei. Obrigada pelo apoio =)

    Adorei a postagem, tenho certeza que o mercado nacional literário tem evoluído muito e será ainda melhor em 2012.

    Grande beijo =)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Van!! COncordo com voce! Graças a Deus parece que o preconceito com a Literatura Nacional está cada vez mais fraco. Espero que 2012 seja aindq melhor!!
    Beijão minha autora favorita!! S2

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, muito bacana tudo que você disse. Sou escritora há mais de 20 anos e ano que vem completo 10 anos como autora de livros, sempre sonhei com esse momentoooo, dos leitores percebem que livro nacional também é bacana, também pode conquistar público! Ainda mais sucesso para você! Não esqueci nosso encontro em Ribeirão Preto. Espero que possamos nos ver mais vezes em 2012.
    Sucesso para O Simbolista! 2012 de muitas realizações!!!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir
  5. Ai que linda que tu é mulher! Obrigada por indicar o meu filhinho lindo rs. E tu sabe que é uma das minhas autoras favoritas, adoro vc seus livros. Preconceito sabemos, há mesmo, mas graças a Deus isso está mudando. É como o jabuti ele é lento, mas aos poucos, passo a passo, chega onde quer. Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Van, minha amiga best!

    Obrigado por lembrar do Camundo. Fico muito feliz de fazer parte de uma lista tão especial.

    Que 2012 venham muito mais livros nacionais!!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho pouco tempo que estou no mundo maravilhoso da literatura,e estou amando os livros dos autores brasileiros super feliz pela qualidade das historias pra mim esta sendo maravilhoso ler as resenhas e saber que cada dia mais a tendencia e melhorar mais e mais.Eu nunca vi nenhum blog falar mal de nenhum livro brasileiro ou mesmo nas livrarias que frequento ainda bem ,pois se falarem eu ja sei muito bem como responder a este tipo de preconceito.Sinto pelas pessoas que ainda são tão tolas em ter este tipo de sentimentos pelos autores brasileiros não valorizam seu proprio povo e país isto pra mim é triste.Creio que com o tempo isso vai terminar, e vão dar o valor merecido aos nossos autores. E que neste ano de 2012 traga mais livros nacionais pra gente se apaixonar e se emocionar com belas historias.beijos glau

    ResponderExcluir
  8. Adorei tudo, mas vou falar de um que eu acabei de ler e amei demais!!

    O livro de Joaquim, Laura Malin, editora Agir

    E outro que vou ler agora, O Portal, Eliane Raye, não lembro a editora!! rs

    Mas enfim, melhorou demais a literatura, não que antes não fosse bom, mas o crescimento é natural!!!

    Bjkassss

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei se meu comentário foi, enfim!!

    Vou indicar mais dois nessa lista da Vanessa.
    Acabei de ler e amei, O Livro de Joaquim, Laura Malin, editora Agir.
    E vou ler agora: O Portal, Eliane Raye, não lembro o nome da editora.

    Enfim, o crescimento é natural, evoluir é ótimo pra quem gosta de ler!!!

    Bjkassss

    ResponderExcluir
  10. Fico muito feliz de ver como a literatura nacional está crescendo e mais ainda quando percebo que existem muitos leitores que gostam desses livros. Já conversei com muita gente que tem este tipo de preconceito. Eu, na verdade, acho que não há razão para limitarmos apenas a literatura estrangeira, posso até ler poucos livros nacionais, porém não tenho preconceito de achar que não serão bons, afinal, brasileiros também têm criatividade!

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhh sabe eu nunca tive preconceito com literatura nacional, aliás com de nenhuma nacionalidade, sempre me interessei por boas sinopses, é óbvio que de vez em quando a gente se decepciona, mas na maioria das vezes são ótimas surpresas. Só faltou citar os que ainda não conseguiram uma editora, como Um sonho a mais daNanda Meireles que é um fofo, e Antes tarde que mais tarde da Liana Cupini que é muito engraçado.

    bjks
    Sam

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda