Doki Doki #20 - Samurai

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

    Olá galera! 
   Em primeiro lugar mil perdoes! A coluna era para ter saído ontem, mas houve uns probleminhas na minha faculdade que ocasionaram esse atraso. Mil perdões galera, isso não vai mais acontecer! ;)
   E agora indo direto ao ponto, hoje nós vamos falar sobre um assunto muito interessante e meio profundo em determinado sentido: os samurais! 





   Os samurais existiram do século X até a era Meiji no século XIX. Em japonês, samurai significa "aquele que serve", ou seja, sua função era servir os senhores feudais (daimyo) com total lealdade e em troca recebiam terras ou pagamentos (que eram geralmente efetuados em arroz). 
   Era praticamente a mesma relação de senhor feudal e cavaleiros da Europa medieval, entretanto, o grande ponto diferencial do samurai é seu código de honra e ética e seu modo de encarar a vida. 

   No começo, samurais eram apenas simples coletores de impostos, que era preciso serem fortes para conterem estabelecer a ordem e ir contra as vontades dos camponeses. Depois, no século X, foi oficializado o termo samurai e este ganhou uma série de novas funções, como militar. 
   Nessa época bastava adestrar-se nas artes marciais, manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal para se tornar samurai, o que significava que qualquer pessoa podia fazê-lo. Posteriormente o título de samurai começou a ser passado de pai para filho.
    Após tornar-se samurai, o sujeito recebia o direito de carregar consigo um par de espadas à cintura, denominado "daishô": um verdadeiro simbolo samurai. 
   Além disso, todos os samurais dominavam o manejo de arco e flechas, outros bastões, lanças e outras armas menos comuns. 




   Os samurais obedeciam a um código de honra não-escrito denominado bushidô (caminho do guerreiro). Segundo esse código, os samurais não poderiam demonstrar medo ou covardia diante de qualquer situação.
     Havia uma máxima entre eles: a de que a vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre. Por causa disso, esses guerreiros prezavam a honra, a imagem pública e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida.


   A morte então era um jeito de perpetuar a sua existência, o que diminuía a sua hesitação nos campos de batalha, o que tornou o samurai um dos guerreiros mais letais da antiguidade.
   O mais interessante e surpreendente nesses guerreiros é que eles tinham uma determinação em escolher a própria morte ao invés do fracasso. Se eles eram derrotados ou fracassavam, a honra exigia a morte em um ritual chamado haraquiri ou seppuku, no entanto, essa morte não podia ser rápida e indolor, mas consistia em fincar a espada no lado esquerdo do abdome, cortando a região central do corpo, e terminar puxando a espada para cima. O que com certeza era uma morte lenta e dolorosa, muitooo dolorosa! 
   E com o bônus de que ele deveria mostrar total autocontrole diante das testemunhas presentes.  
   A morte, nos campos de batalha, quase sempre era acompanhada de decapitação. A cabeça do derrotado era como um troféu, uma prova de que ele realmente fora vencido.




   É a partir de todos esses fatos que o samurai era (e as vezes ainda é) considerado pelos ocidentais como um guerreiro rude e grosseiro, quando na realidade além de guerreiros habilidosos e com todo esse senso de honra eles também sabiam esgrima e eram alfabetizados. Alguns eram poetas, pintores, escultores e usavam outras formas de arte para treinar a mente. 
     O caminho espiritual também fazia parte do ideal de homem perfeito que esses guerreiros buscavam. Nessa busca os samurais descobriram o Zen-budismo, como um caminho que conduzia à calma e à harmonia.

   Ufa! Comprido, mas bonito vai! Não dá pra negar! Mas eu adoro, então sou suspeita! kkk
   
   Pra finalizar, vou deixar aqui o link de um vídeo que é um trailer de um filme inspirado em um mangá e anime muito famoso (Samurai X), que foi lançado no ano passado! Muito bom! >.< 
   O nome é " Rurouni Kenshin (Samurai X)" 




    
    É isso galera! Espero que tenham gostado! 
   Kissus da Jess! >.< 


Fonte: http://www.portalmie.com/japao/tradicao/samurais.htm


 Jéssica  Paloma (eu, prazer) é resenhista do blog (livros *-*), ela está no 2º ano de Educação Física na UNICAMP (não tá fácil não galera >.<), adora ler livros (você disse LIVROS? *-*) e mangás, assistir animes, dança e a arte no geral. 



Coluna "Doki Doki" é publicada aqui de 15 em 15 dias , não percam!!!


   
    


0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda