Senhorita Inconstante #3: Quero ver fazer

quarta-feira, 20 de março de 2013

Tumblr_mhc6nwnzmo1r0rntvo1_500_large


Ser sustentável tá na moda, a palavra reciclar é até mais usada que o velho bom dia. E parece que a maioria do mundo tá nessa onda de ser eco chato.
Eco chato é essa parcela de pessoas que ficam zunindo no seu ouvido que o mundo precisa ser respeitado, que compartilham fotos no facebook sobre a importância de reciclar e parar de comer carne. São essas pessoas que teimam em te jogar na cara o quão mau amigo você é do planeta terra. Mas que junto com toda essa máscara de “salve a mãe terra” são adeptos do consumo desenfreado e do fast-food.
Bem, eu tenho minhas dúvidas se realmente essas pessoas se preocupam com o mundo ou se só estão tentando seguir uma modinha para se sentirem descoladas. Não sou ninguém para julgar. Até porque sou vegetariana, costumo compartilhar fotos que incentivam a preservação do meio ambiente e vou de cômodo em cômodo da casa apagando as luzes. Mas também costumo demorar no banho, sinal vermelho para mim. E às vezes fico pensando “será que estou sendo mais uma desse blábláblá todo?”.
O quê eu quero dizer é que se você quer mesmo salvar o mundo, bem, é melhor desistir. O mundo não pode ser salvo só por você. Então pare de ser eco chato e seja consciente. Não adianta você compartilhar “salve o planeta” e ficar horas na frente do computador gastando energia. 
Se você quer ajudar a melhorar um pouco a situação, faça mudanças concretas. Diminua o tempo de banho, as horas gastas no computador, durma mais cedo, não compre tanto, recicle suas coisas, opte por produtos e empresas que valorizem a preservação do meio ambiente. E quando você quiser comentar para alguém o quão importante é respeitar e preservar nossa terra, você não vai ser só mais uma vozinha chata, vai saber realmente do que está falando.
Então um tapa na nossa cara que somos eco chatos! Já tá na hora de pararmos com essa vida de aparências, que sinceramente só pegam bem em redes sociais. Na real, o mundo precisa de pessoas que realmente estejam dispostas a ajudar. Ninguém nunca ganhou uma causa só no gogó, alie a palavra à ação, aí sim você vai poder ser chamado de amigo do planeta.


0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda