Doki Doki #2 Kagura

quarta-feira, 13 de março de 2013


   Ei galera! Kon-nichiwa!!!
   Segundo post aqui do Doki Doki! \o/
   Hoje nós vamos falar sobre um dos rituais mais divertidos do Japão, a Kagura.


   Eu mencionei ele muito rapidamente no post anterior, então resolvi começar as postagens para valer com o próprio.
   A Kagura é um ritual xintoísta (espiritualidade tradicional dos japoneses) em forma de teatro, música e dança, feito para divertir e entreter os deuses e também como forma de agradecer a eles as dádivas recebidas.
   É realizado em cerimonias e festas importantes, baseados na mitologia japonesa.
   Originalmente a Karura era realizada no palácio do imperador por sacerdotisas e representavam o mito da deusa do sol, Amaterasu.
   Uma pausa para contar o mito de Amaterasu!
   Amaterasu é a deusa do sol, divindade japonesa que vela os homens e os enxe de benefícios. O mundo foi divido entre Amaterasu que herdaria os céus e seus irmãos Tsukuyomi, que controlaria a noite e Susanoo, que seria o deus das tempestades e dos mares.
   Em uma versão dizem que Amaterasu viviam em uma gruta com suas cervas que estavam sempre tecendo um quimono para ela e todos os dias ela saia para iluminar a Terra. Um dia seu irmão Susanoo em um ataque de fúria destruiu campos de arroz e jogou um cavalo celestial morto sobre os teares das criadas de Amaterasu, assustadas as criadas se atropelaram e uma delas morreu.
   Amaterasu porém não gostou dos feitos do irmão e zangada se recolheu para a sua caverna celestial e a luz desapareceu da Terra. O pânico se instalou em todos o lugares, entre humanos e deuses, assim, os deuses temendo a escuridão eterna organizaram uma festa na entrada da caverna. Ame-no-Uzume, a deusa da Alegria e da Dança, conduziu o restante dos deuses em uma dança animada e festiva.
  Curiosa, Amaterasu abriu a entrada da caverna, é atraída por um espelho colocado a sua frente que refletia uma mulher esplendida (ela mesma kkk) e acaba saindo, a entrada da caverna é fechada para impedir que ela entre novamente e assim o mundo é salvo.
   Em outra versão o que muda é somente o motivo para Amaterasu se refugiar em sua caverna. Nessa versão fala que Susanoo (sim, ele novamente! Ele deveria ser aquela espécie de irmão peste!) estava descontente com a negociação destinada a remediar uma disputa entre os seus dois irmãos e então fez grandes patifarias com Amaterasu, ao ponto dela fugir para a tal caverna.

Amaterasu saindo da caverna


   Enfim, esse é o mito de Amaterasu, resumidamente claro, que derivou o ritual Kagura. Voltemos ao próprio!
   Quando a kagura era realizado no palácio era chamado de mikagura, já as versões populares que se realizavam fora do palácio era chamadas de satokagura.
   Nos santuários geralmente é realizado ao ar livre, num palco que é por vezes coberto, de forma quadrada e com varandins, conhecido como Hirabutai.

Hirabutai

   Apesar das variações, a Kagura apresenta normalmente uma estrutura de três partes: a recepção do kami, a oferta de entretenimento e a despedida e o regresso ao honden (o edificio principal dos santuários, considerado o lugar mais sagrado, onde reside o kami principal do santuário) do objeto sagrado, o shintai (objeto em que se considera que o kami resida fisicamente).
   É isso ai galera, esse foi um pouquinho sobre Kagura! Espero que gostem e me perdoem se houver algum erro! O próximo post de Doki Doki vai entrar um pouco no universo otaku! \o/
   Muito obrigada a todos que comentaram o post anterior de Doki Doki! Dei pulos infinitos de felicidade! \o/
   Vejam a coluna SENHORITA INCONSTANTE! É a coluna da Hadassah que intercala as semanas comigo! A coluna dela é demais! >.<
  Arigato Gozaimasu!
  Ja né!
   Kissus da Jess >.<


Jéssica  Paloma (eu, prazer) é resenhista do blog (livros *-*), ela está no 2º ano de Educação Física na UNICAMP (não tá fácil não galera >.<), adora ler livros (você disse LIVROS? *-*) e mangás, assistir animes, dança e a arte no geral.

A Coluna "Doki Doki" irá ao ar de 15 em 15 dias aqui no blog O Simbolista, não percam!!!


0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda