Resenha: "Mau Começo", Lemony Snicket @cialetras

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Desventuras em Série: Mau Começo"Mau Começo"(Desventuras em Série #1 - livro Primeiro)
Título Original: "The Bad beginning"(HarperCollins Children's Books 1999)
Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia das Letras
Ilustrador: Brett Helquist
Tradutor: Carlos Sussekind
Lançamento: 2001
152 pág.s
*Adicione no skoob
Onde Comprar: CLIQUE AQUI!!!MELHORES PREÇOS!!!

"Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere"."


Olá pessoas, tudo bom?Voltando das férias do blog e vamos começar com tudo, cabeça fervendo com novas ideias, posts e projetos pra vocês, espero que esse ano seja tudo de bom pra todo mundo!Aguardo a participação de vocês comentando o que acharam das postagens e curtindo a programação!Não percam o que está por vir!

A resenha de hoje é o primeiro volume de uma série que eu conheci pelo filme, Desventuras em Série, adorei o filme(confiram abaixo a observação) e fui buscar os livros e descobri que são 13, já tinha lido o primeiro volume há algum tempo, daí comprei o box ano passado e em dezembro comecei a maratona de ler e resenhar todos aqui no blog!Estou no quarto volume, que não é contado no filme, houve boatos que teria mais filmes da série, mas até agora nada, somente boatos. 






"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livo.Vou avisando, por que este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo felizm e em que os acontecimentos felizez no miolo da história são pouquíssimos.E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três jovens Baudelaire cuja história está aqui contada."

O primeiro volume dá uma geral na história, é bem pequeno apenas 152 páginas com ilustrações.A história começa com os três irmãos caminhando na praia e de repente recebem a notícia que sua casa fora incendiada e seus pais foram mortos, e aí começa toda a trama, pois são mandados para casa a casa do parente mais próximo, que no caso foi o Conde Olaf.
A narração é feita em terceira pessoa pelo próprio autor(Lemony), sempre tem o tom de desafortunados, tristeza e sempre com um futuro sem esperanças, ou não; eu adoro a série, são aqueles livros que tem todo seu universo, que quando se inicia a leitura, são tantas emoções(Roberto Carlos) que você se prende e le rapidamente, eu reli em um dia, não posso falar muito para não soltar spoiler, mas o principal são os três órfãos: Violet(que com catorze anos, é uma grande inventora, que quando amarra seu cabelo, já sabe que as engrenagens de seu cérebro estão a todo vapor), Klaus(que é um super, mega leitor viciado, já leu de tudo um monte) e Sunny(a mais nova dos três, com seus dentes extremamente afiadíssimo, morde de tudo).


"Não sei se vocês já perceberam, mas as primeiras impressões muitas vezes são inteiramente falsas."


O autor utiliza alguns recursos na escrita, que com a leitura dos outros livros vai se percebendo, mas um bastante notável  é quando ele escreve alguma palavra e logo após: "isso aqui está com o significado de...", "aqui é usado como..."; é bom para o leitor entender ainda mais o contexto, para um leitor mais novo se não conhecer a palavra e também para quem está escrevendo, para não repetição de palavras, etc, e também o estilo de conversa com o leitor, algumas partes como um diário, outras dando exemplos e relembrando fatos.
A diagramação do livro é bem legal, na primeira página tem o "Ex-Libris", onde você assina seu nome(se o livro for seu é claro, não me vá fazer isso no livro de alguma biblioteca), achei super legal e também conforme as páginas as lindas ilustrações do Brett Helquist, eu simplesmente adoro as ilustrações e acho que é o que dá mais ainda beleza a série, vou colocar algumas aqui pra vocês!


"É muito útil, quando se é jovem, saber a diferença entre "literal" e "figurado".Se alguma coisa acontece no sentido literal, acontece de verdade; se acontece no sentido figurado, dá a impressão de estar acontecendo."


Sem mais, é isso gente, em breve posto as resenhas dos próximos volumes da série, espero que tenham gostado, eu acho que perde totalmente a magia revelar que é o codinome ou verdadeiro autor quando este está usando heteronômio, etc, mas abaixo um pouco do Lemony Snicket.

  

OBS: Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.

Trailer do filme abaixo:


Ah e se alguém quiser me dar o box dos livros em inglês eu aceito super, o box em inglês é maravilhoso, fico n o aguardo que alguém me dê, meu niver é dia 8 de abril, mas se quiser me dar antes, eu aceito!!!

http://fc00.deviantart.net/fs71/f/2011/147/d/d/lemony_snicket_by_lapislazulilawliet-d3hcz6y.jpg
Daniel Handler (nascido em 28 de fevereiro de 1970 em São Francisco) é um escritor e cineasta americano. Ele escreveu os romances The Basic Eight e Watch your Mouth. É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade.

Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava.

 

2 comentários:

  1. Vou leeeeeeeeeeeeer! o/ Resenha muito boa *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa coleção!! Escolhi por último, para comprar, guardar um dinheirinho e então comprar a box americana (que é simplesmente linda!).
    A resenha ficou muito legal! Me deu até vontade de ler de novo!
    Mil bjss

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda