Resenha: "Confissões de um Turista Profissional", de Kiko Nogueira

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Confissões de um turista profissionalConfissões de um Turista Profissional
Autor: Kiko Nogueira
94 pág.s
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2011
*Adicione no skoob
Onde Comprar: Buscapé , Cia dos Livros , Extra , Siciliano
Apesar de Kiko e Jota Pinto se parecerem um pouco fisicamente e andarem tão juntos que já são quase uma coisa só (os dois tem a mania insuportável de fazer uma vozinha macabra e fina que geme histericamente quando alguém conta algo tedioso), a maneira como conheci o primeiro é completamente diferente da maneira como conheci o segundo. O Kiko, eu conheci num bar da Vila Madalena, há uns 7 anos. Ele é primo de um amigo do amigo de um ex-namorado meu, que na época não era nada meu e nem estava na mesa porque eu ainda namorava o primo dele, que não era amigo de ninguém. Acho que é isso. Falei que eu escrevia e o Kiko se interessou em ler alguma coisa, daí mandei alguns textos e ele adorou. Começamos a trocar uns e-mails e nunca mais paramos. Hoje temos uma linda amizade. (intelectual, espiritual, fraternal) e um dá muita força pro outro: ele publica tudo o que eu escrevo e eu falo que ele aparenta ter 28 anos. Já com o Jota Pinto a coisa se “deu” completamente diferente. Nós nos conhecemos numa balada da Vila Madalena, há uns 7 anos. Ele é amigo de um primo do amigo de um ex-amigo meu, que na época era namorado, mas que nem estava na mesa porque eu o estava chifrando com o seu melhor amigo, que não era primo de ninguém. Acho que é isso. Falei que eu escrevia e o Jota Pinto se interessou em ler alguma coisa, daí mandei um material e ele achou tudo uma grande droga. Começamos a trocar uns e-mails nos xingando e nunca mais paramos. Hoje nutrimos um ódio especial um pelo outro (intelectual, espiritual, fraternal) e no que podemos atrapalhar a vida um do outro, atrapalhamos: ele não publica quase nada do que eu escrevo e eu simplesmente falo a verdade.


 "Tem gente que acredita que ser "viajante" é melhor que ser "turista".Os primeiros são basicamente, descolados, cidadãos do mundo, cosmopolitas, espertos.Nãoo viajam de pacote, falam 37 línguas, odeiam o McDonald's e conhecemtodos os lugarzinhos de todas as cidades(aquele insuportável lugarzinho  que ninguém conhece.Quanto mais um mané como você).Os segundos são... pessoas fracas.Dependentes.Tristes.Sempre com uma câmera na mão e nenhuma ideia na cabeça." 
 
Viagens, um dos melhores passatempos que se existe, tanto em deslocação de espaço como deslocando pensamentos.
Em Confissões de um Turista Profissional, Kiko Nogueiro sob o pseudônimo de Jota Pinto Fernandes nos traz algumas dicas e recomendações sobre os mais vairados lugares e passeios turísticos.

"Sempre me irritei com essa atitude dos irmãos do norte.Naquela hora, isso me bateu forte no meu vrio de tupiniquim.Como em um pequeno filme, começariam a pipocar flashes das já manjadas perguntas tortas dos americanos quando o assunto é o Brasil: Buenos Aires é a capital?Tem cobra nas ruas?E macacos?"


Como alguns, pensei que o livro seria sobre visitar aqueles lugares e atrações pouco conhecidas mas que valem a pena, ao contrário, ele critica com fortes argumentos, desde linhas aéreas até o comportamento de alguns turistas específicos(fumantes, idosos e crianças) e de lugares específicos(americanos do norte e paulistas), 
É mais um pequeno diário de um viajante mostrando algumas situações que presenciou, conta com várias crônicas, achei divertidas, não é aquele livro que marcaria como favoritíssimo, mas como direi adiante, é bom para passar um tempo, dar um relax...
Indico para quem está desejando uma leitura rápida e até dinâmica.


COMENTE NESTA RESENHA E CONCORRA A UM KIT DE MARCADORES DA EDITORA NOVO CONCEITO!!!
(o sorteio ocorre quando houver 10 comentários)

2 comentários:

  1. Esse livro é mesmo uma leitura rápida e dinâmica!
    Adorei!

    Beijos
    gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro *-* Achei a leitura muito divertida e as críticas muito inteligentes \o/

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda