Sorvete!Gelato!Ice cream!Helado!Eis!Crème Glacée

sábado, 25 de setembro de 2010

Sorvete/Gelato/Ice cream/Helado/Eis/Crème Glacée


Dia 23 de setembro foi o "Dia do sorvete", e para homenagear essa deliciosa sobremesa este post!

Não se sabe ao certo como surgiu o sorvete, temos algumas teorias como a de que o imperador romano Nero (37-68) mandou trazer neve e gelo das montanhas e misturou com frutas, tem também a de que o imperador chinês King Tang (618-697) teria uma forma de combinar leite com água do rio.
Uma outra hipótese de que surgiu na China:
Há 4 mil anos, na China, o leite era uma mercadoria cara. Por isso, a sobremesa predileta da nobreza era um pasta, feita de leite e arroz, que era colocada na neve para solidificar. O principal problema era armazenar neve para o verão em rudimentares câmaras frigoríficas subterrâneas, com grossas paredes de pedra. No século XIV, quando os chineses já faziam sorvetes de vários sabores, adicionando a neve ao leite, Marco Polo (1254-1324), o explorador veneziano, levou o sorvete para a Itália. Dali, os famosos sucos de fruta congelados alcançaram a França e logo depois o resto do mundo.
Já no Brasil, a produção de picolés teria iniciado em Cataguases (MG) no final do século XIX, ou começou em 1.934 no Rio de Janeiro, quando veio de Boston um navio carregado de pêssego natural.



O Dis 23 foi escolhido pela Associação Brasileira das  Indústrias de sorvete, em 2.002, justamente por que é nessa data que é o início da Primavera e quando começam as temperaturas a se eleverem(ao contrário disto, atualmente não temos mais estações o inverno deste ano(2.010) foi super quente e foram raros os dias de frio) e o consumo de sorvete aumenta.


Em uma visita a fábrica de sorvetes Sorveteria XIII, o proprietário me contou que o bom sorvete é aquele em que são usados sabores e frutas naturaís, com menos corantes artificiais possíveisAtualmente já se tem sabores de todos os tipos, azul pinta-a-língua, tapioca, queijo e outros tipos de sorvetes salgados como arroz, feijão e outros...



Um sabor de sorvete famoso é o de feijão, uma marca oriental que o fabrica, o sanduíche-sorvete-de-baunilha-com-feijão uma espécime do Chambungau Samanco, um sorvete coreano de feijão e baunilha, talvez você poderá encontrá-lo no Empório Caipira aqui em Socorro, lá eles tem sucos orientais, sorvetes de melão, feijão, e outras guloseimas, bebidas e salgados de dar água na boca!



Agora aproveite que o calor está vindo(infelizmente) e tome sorvetes  de variados tipos, com acompanhamntos, naturais, tradicionais, da  mãe, da vó, veganos(sem produtos de origem animal) o único que não pode ser consumido é este:


"O Simbolista" é totalmente contra a maus tratos com animais!

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda