Henri de Toulouse-Lautrec (sessão artista)

sábado, 14 de agosto de 2010

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Albi, 24 de Novembro de 1864 — Saint-André-du-Bois, 9 de Setembro de 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês. Conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX, ele mesmo um boêmio que faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo.


 Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.


Litografia.MoulinRouge:la goule.1º cartaz.1.891.194 x 122 cm.

Curiosidades:

-Tinha apenas 1,52cm de altura;
-A invenção do coquetel "Terremoto" (Tremblement de Terre) é atribuída à Toulouse-Lautrec. É uma mistura potente de 1/2 parte de absinto e 1/2 parte de conhaque, servido em copo de vinho sobre cubos de gelo ou batido com gelo em coqueteleira;
-Pintava a óleo, giz pastel, fazia telas, cartazes de propaganda, litografia, etc.

*Apesar da litografia cheia de cores de seu tempo poder acomodar dezenas de cores em um só cartaz, Lautrec geralmente escolhia apenas 4 ou 5, as vezes 6, raramente 6 cores. Ao invés de usar uma multiplicidade de cores, Henri preferiu criar seus efeitos com justaposições e modulações delicados.



0 comentários:

Postar um comentário

 
O Simbolista © 2012 | Designed by Guilherme Cepeda